O Bradesco enviou há pouco um comunicado, o qual reproduzimos abaixo sobre a questão de pontuação dos cartões da linha American Express. Recebemos inúmeros emails e mensagens, e quando for assim pedimos gentilmente que aguardem cerca de 30 min a 1h antes de repassar o comunicado para nós, pois isso lota demais nossa caixa, já que atualmente recebemos muitas mensagens e emails por dia.

Prezado (a) cliente,
Atenção! A partir de 15/04/2019 algumas regras do Programa Membership Rewards sofrerão
alterações, confira:
1 – Não serão mais elegíveis para acúmulo de pontos Livelo todos os pagamentos de contas de
consumo e tributos realizados com os Cartões de Crédito American Express, ou seja, estas
transações deixarão de ser pontuáveis no Programa.
2 – O benefício Membership Rewards Turbo será descontinuado para novas adesões, sendo
assim,só serão permitidas inscrições realizadas até 14/04/2019.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Banco Bradesco Cartões S.A.

Cabe ressaltar que o programa Membership Rewards já não existe mais no Brasil, logo quem escreveu o comunicado já está desatualizado, pois atualmente o programa dos cartões Amex é o Livelo. Com relação ao primeiro tópico já era de se esperar, pois atualmente quase nenhum cartão de crédito no mercado pontua pagamento de contas de consumo e tributos, e ainda cobram taxas abusivas, logo até aí nada.

Antes de prosseguirmos cabe ressaltar que contas de consumo e tributos pagos via aplicativos como Mercado Pago, Recarga Pay e PicPay pontuam em todos os cartões de crédito, pois se trata de uma cobrança normal de um serviço. Logo para quem utiliza esses aplicativos o impacto será nulo.

Já com relação a segunda cláusula, entendemos que é um meio de acabar com os cartões Amex no Brasil. Sinceramente não conseguimos entender essa motivação da Bradesco que tem a detenção dos direitos de uso da marca AMEX, e está diminuindo a importância da marca no Brasil.

Perceba que sem o Amex Turbo, o Amex TPC brasileiro pontuará 1 ponto por dólar, e daí surge o nosso questionamento: Quem em sã consciência vai ficar contratar qualquer cartão AMEX brasileiro após o dia 14 de Abril de 2019? 

Se alguém o fizer estará perdendo pontos, pois qualquer outro cartão similar Platinum ou Black concede ao menos 1.5 ponto por dólar gasto, logo é de nosso entendimento que esse caminho só leva à diminuição da emissão desse cartão e consegue término de uso do Amex no mercado brasileiro, caso esse benefício termine de vez.

É triste, pois a marca Amex é uma das mais respeitadas no mundo e se tem a impressão de que a Bradesco está numa cruzada contra a marca, talvez querendo reduzir a sua cliente para renovar os direitos de uso por mais uma eternidade, mas não podemos afirmar isso, é só uma especulação.

É por isso que sempre recomendamos a quem tem a possibilidade de tentar conseguir um Amex TPC americano que vem com vários benefícios, atendimento excelente, e todos que conseguiram não se arrependem, e é com muito orgulho que nós temos o melhor tutorial do Brasil de como conseguir esse cartão hoje, o qual você confere clicando aqui.

Agradecemos aos avisos e mensagens dos vários leitores que nos alertaram e fica aí a nossa impressão que a marca Amex não interessa mais ao Bradesco, que através dessas medidas quer diminuir o público brasileiro que utiliza esse cartão, talvez para promover os seus. E você? O que achou disso tudo?