Ícone do site Mestre Das Milhas

Como você encara a questão da gorjeta nos EUA?

Ultimamente temos recebido muitas mensagens sobre a questão da gorjeta (TIP) nos EUA, sobre se é obrigatório ou opcional, qual valor dar e o que acontece se não der.

Ocorre que a gorjeta é algo muito cultural nos EUA, mas nem todos os casos são passíveis de gorjeta, e muitos profissionais utilizam dessa cultura para capitalizar em cima, já que gorjeta é considerado uma doação não taxável nos EUA.

Consultamos um americano que trabalha no setor de hospitalidade e ele foi bem enfático que a “TIP” você deve dar quando recebe um excelente serviço, mas não em todos os ramos. Por exemplo em Nova York e Las Vegas é muito comum os taxistas e motoristas de aplicativo forçarem uma TIP, mas eles não fizeram nada além da obrigação deles, então na prática não se dá TIP, com alguma exceção, do tipo, estava chovendo e o motorista saiu do carro e levou todas as malas para o hotel ou residência.

Então é algo que vá além da prestação normal de serviço, e ele também esclareceu o sistema de TIP de um restaurante, a saber:

Qualquer coisa acima de 20% é tentativa de capitalizar em cima, e se o serviço for ruim, demorado e com atendimento ruim, você tem todo direito de não dar TIP.

Hoje em dia, principalmente nas cidades mais turísticas como Nova York, Los Angeles, Chicago e Las Vegas, todos querem TIP, desde o taxistas, o bellman, recepcionista, housekeeping e manager, o que torna o custo inviável, e de novo, a TIP é SEMPRE OPCIONAL, devendo você dar se realmente recebeu um bom serviço.

Uma coisa importante também é atentar para quando for para restaurantes brasileiros que tem o costume de incluir a gorjeta (TIP) e deixar um campo vazio como “EXTRA TIP”, e muitos desavisados acabam por dar TIP em dobro, e isso acontece mais do que você imagina, e o que você pode fazer é escrever “INCLUDED” quando já tiver sido incluída na conta.

A TIP também é inclusa quando você vai em restaurantes com 5 ou mais pessoas, pois demanda uma atenção extra da pessoa que está atendendo, e sendo assim, já é incluída automaticamente na conta.

Infelizmente, como foi dito no início, muitos profissionais aproveitam dessa cultura do TIP para faturar em cima do turista. Caso você receba um serviço além do normal, deve sim dar o TIP, mas tome cuidado para não cair nas armadilhas dessa cultura da TIP nos Estados Unidos.

E você? Já teve algum problema ou caso com relação a essa cultura da gorjeta nos EUA? Compartilhe com a comunidade nos comentários.

Sair da versão mobile