A quantidade de emails que o Blog recebe pedindo recomendação de cartão de crédito é enorme, então resolvemos escrever de forma genérica sobre o que realmente é importante no momento de solicitar um cartão de crédito. Obviamente a bandeira Black é a que tem mais benefícios, no entanto existem bons cartões no mercado de bandeira Platinum. Com base nisso fizemos um checklist para que você possa se orientar no momento de escolher um cartão de crédito, uma vez que a questão de pontos nem sempre é o aspecto mais importante. Veja o checklist abaixo:

1 – Verificar os seguros oferecidos pelo cartão:

Esse é o benefício mais importante, porque os seguros dos cartões funcionam. O destaque vai para o Seguro saúde, e seguro de proteção de compra. Lembrando que atualmente é necessário um aviso a operadora, e emissão de um certificado antes de ocorrer a viagem, e logo após a compra do produto, que é uma exigência da Susep para dificultar sua vida, em artigo já escrito, o qual você pode ler clicando aqui.

2 – Programa de fidelidade e taxa de conversão:

São dois pontos, porém ambos ligados intimamente. Na questão de programas de fidelidade cada cartão tem o seu que pode emitir as passagens diretamente através da conversão de pontos em dinheiro, ou ainda transferir para outros programas de fidelidade como Smiles, Multiplus, Tudo Azul e Amigo, além de alguns internacionais. Nesse quesito específico é unânime na comunidade que o AMEX THE PLATINUM CARD é o melhor com o Programa Membership Rewards, pois não tem expiração de pontos, com uma taxa de 2.2 pontos por dólar gasto, e o programa com maior número de parceiros para transferência.

3 – DIGA NÃO AO CO-BRANDED:

Evite cartões co-branded, ou seja, cartões Smiles, Tudo Azul, AAdvantage, e Multiplus, porque esses cartões não te permitem aproveitar as promoções de bônus na transferência de pontos do cartão para os programas, uma vez que os pontos já são enviados de forma automática.

4 – Verifique a questão da anuidade:

Por vezes, para quem tem pouco gasto, a anuidade pode ser um revés, já que aquilo que você adquire de pontos será diluído pela anuidade, então sempre verifique a possibilidade de isenção ou redução da anuidade, independente do cartão adquirido.

Então é isso. Foram linhas gerais traçadas para te ajudar na escolha do cartão de crédito. Peço a gentileza de evitar o envio de emails pedindo sugestão de cartão já que essa é uma escolha pessoal e lota a caixa do Blog. Você sempre pode utilizar a seção de comentários daqui para trocar experiência e solicitar sugestão não só do Blog, mas de diversos participantes que tem uma experiência qualificada nessa tema. O que achou? Vai seguir o checklist na sua próxima escolha? Existe algo que você tiraria ou adicionaria a esse checklist?

P.S.: Nossa recomendação de cartões de crédito para 2017 se encontra clicando aqui.