Já ensinamos aqui como tirar uma carteira de motorista nos EUA, abrir conta bancária e conseguir um cartão de crédito sem social security number. Tudo isso também tem bem explicado na Enciclopédia das Milhas e Pontos, que você adquire clicando aqui.

Agora vamos dar um passo mais adiante, vamos mostrar para você como investir em ações americanas sem custo algum e sem a necessidade de sair do Brasil para abrir essa conta. Isso é possível graças ao TD AMERITRADE.

Para abertura de conta você irá precisar dos seguintes documentos:

  • Comprovante de Residência;
  • Passaporte;
  • Visto Americano; e
  • Formulário W-8BEN;

Para iniciar o processo de abertura de conta você pode clicar aqui e ir direto no site oficial da TD Ameritrade. Lá você clica em “Open New Accout”.

Em seguida escolha “INDIVIDUAL” e em seguida “OPEN AN INDIVIDUAL ACCOUNT”

Após selecionar a abertura de conta individual, vai aparecer um formulário que você deve preencher com o endereço e celular do Brasil. Continue seguindo as informações de nascimento e demais informações pessoais.

Lá, como você é residente e cidadão brasileiro deverá marcar que NÃO é cidadão americano, NÃO tem green card, e SIM para um visto americano. Logo em seguida deverá marcar o tipo de visto americano, que comumente é o B1/B2. Depois preencha os demais campos conforme os seus documentos e situação de emprego.

O campo foreign tax id, embora esteja marcando opcional, é obrigatório colocar o seu número de CPF, pois pode dar problema lá na frente. Em seguida escolha que a intenção é operar investimentos atrelados ao mercado de ações americano, e logo em seguida preencha com seus detalhes financeiros.

Os dois campos acima estão marcados como não, pois nenhuma parente próximo tem relação profissional com a corretora ou empresa pública. Clicando em continuar irá aparecer o formulário completo para sua revisão, e em estando tudo correto e você confirmando, será redirecionado para a página de documentos de compliance, os quais você deve ler e se concordar assinar eletronicamente marcando o “Tik” e dando prosseguimento a sua aplicação.

Para finalizar o processo, então é necessário enviar os documentos solicitados, aqueles que listamos acima, e recomendamos que evitem o FAX, e enviem tudo de forma eletrônica para agilizar o processo. Nesse momento você já tem um número de conta para abertura conforme você vê no print abaixo, e a partir daí sua conta já está “pré-aberta”.

Uma dica é entrar em contato com o TD Ameritrade via Twitter e solicitar uma prioridade. Assim que sua conta for aberta você receberá um email de boas vindas e duas correspondências no correio contendo seu user id e senha para acesso ao home broker.

A partir do momento que você receber a correspondência acima, já poderá enviar o dinheiro para a corretora e começar a operar no mercado americano comprando ações como Amazon, Apple, Netflix, entre outras.

Aqui vai outra dica interessante, a corretora não cobra para receber dinheiro, igual a maioria dos bancos dos EUA, logo, alguns enviam uma quantia para corretora, e assim que recebem tiram uma parte e enviam para a conta corrente no banco, pois dessa forma evita a taxa de recebimento de remessa, a famosa “wire fee” que pode chegar até 35 dólares em algumas instituições bancárias.

Pronto, é um pouquinho trabalhoso, mas agora você já pode começar a operar no mercado de ações dos EUA, lembrando que 30% do dividendo será retido em função de você ser estrangeiro operando nos EUA. Então se você recebe 2 mil dólares em dividentos, na verdade irá receber 1.700 dólares, pois 300 dólares são retidos a nível de imposto retido na fonte, exatamente igual quando você ganha dinheiro no cassino.

Esperamos que vocês gostem e tirem proveito desse tutorial, lembrando que na TD Ameritrade não é cobrado custo de operação nem custódia dos ativos, logo é uma operação sem custo no mercado de ações dos EUA, sendo mesmo o único custo, o imposto sobre o lucro realizado.

Caso fique alguma dúvida utilize a seção de comentários e tentaremos deixar esse assunto o mais claro possível. Se você curtiu esse tutorial, saiba que temos muitos outros na nossa Enciclopédia das Milhas e pontos, a qual você adquire clicando aqui.