O mercado brasileiro tem um problema seríssimo, pois é altamente concentrado, e atualmente no mercado nacional só temos 3 cias aéreas. Isso é muito ruim pois todos sabemos que a falta de concorrência acaba aumentando o valor das passagens e redução do serviço ao consumidor.
Agora, além de faltar concorrência, algumas cias aéreas tem “comprado” opiniões de influenciadores e sites especializados, até mesmo daqueles que impulsionaram as tais “passagens promo”.
Como vocês já bem sabe quem dança conforme a música das empresas aéreas recebe convites para eventos e voos inaugurais, enquanto que aqueles que fazem sua crítica justa são colocados em “listas negras”.
Isso é muito ruim, pois distorce a realidade, e mostra só coisas boas onde na realidade tem muitas falhas na prestação de serviço.
Acreditamos que o papel daqueles que escrevem e distribuem informação deve ser com imparcialidade, e por mais que nós “gostemos ou não” de algo, deve-se elogiar quando for hora de elogiar, assim como criticar quando for momento de puxar a orelha.
Por exemplo, é um absurdo tudo que acontece de ruim com uma cia aérea ser culpa do cliente, seja como milheiro, seja como possível “autor” de um processo, o que é dito rotineiramente por um CEO de cia aérea, ou seja, será que se o milheiro acabar, assim como os processos, a cia aérea vai melhorar o serviço, o programa de fidelidade ficará melhor e o preço das passagens vai baixar?
Então, conclamamos a todos a realizarem uma reflexão e sempre indagar sobre tudo publicado, até mesmo por nós aqui. É preciso ter raciocínio crítico, pois você pode não acreditar, mas as cias aéreas estão com alcance muito maior do que você imagina através de patrocínio em sites e influenciadores.