Em reportagem para o O GLOBO, a qual você lê aqui, o CEO da TAP afirma que já se foi o tempo de passagens baratas, e que agora somente com promoção, pois oferta de aviões é descasada da demanda no mundo pós-pandemia.

Anúncios

O CEO da TAP tem toda razão, e esse cenário foi algo completamente previsível, tanto é que cansamos de avisar aqui que o “novo normal” jamais se consolidaria, embora muitos até gostariam.

Anúncios

O ser humano é um animal social e não consegue viver preso, e era completamente previsível que a demanda estaria super aquecida no pós pandemia, porém durante a pandemia houve um reajuste de malha, redução de colaboradores, pilotos entre eles, e aeronaves que foram aposentadas, sendo que alguns cogitavam até mesmo o fim do A380.

A própria Qantas anunciou há pouco que estará cortando rotas por falta de aeronaves, e uma aeronave não é algo rápido de se fabricar, sem contar os recentes revezes da Boeing.

Então, realmente, quem quiser viajar barato num futuro próximo, somente com promoção ou uma sábia utilização das milhas e pontos, porém ele falha ao acreditar que esse cenário irá durar por muito tempo.

Assim como a demanda aquece, ela também esfria, seja por preço alto e crises que estão por vir, e um cenário desses pode não demorar muito para surgir, mas é certo que 2024 e 2025 serão desequilibrados para demanda aquecida e oferta ainda reduzida.

No entanto com o avanço da tecnologia e economia, a oferta irá crescer até mesmo para atender a demanda aquecida, mas a demanda não ficará aquecida para sempre, e é nesse próximo desequilíbrio que iremos ver passagens baratas novamente.

Perceba que o Rio Galeão estará com quase 6 voos diários para os EUA a partir de outubro desse ano, mas em 2012 o mesmo aeroporto tinha 9 voos diários na época áurea, quando LATAM e a finada US Airways ainda operavam lá.

Até lá, a chegada de uma oferta ampliada, o ideal é viajar com planejamento, sim, utilizando as promoções, milhas e pontos sempre para reduzir o seu custo, por isso trazemos aqui sempre dicas e informações para que você gaste o menos possível em suas viagens, e essa foi a grande razão de lançarmos a CENTRAL DO VIAJANTE, que é o único curso no Brasil que te ensina a economizar em todas as etapas da viagem, inclusive em compras.