De acordo com nosso colega do Boarding Area Paddle your own Kanoo a British Airways deixará de exigir o uso de máscaras a partir do dia 16 de março seguindo a política de relaxamento das restrições da pandemia do Reino Unido. O aeroporto de Londres Heathrow também deixará de exigir o uso de máscaras.

No entanto caso o voo esteja indo para algum país com mandato federal de máscaras, os passageiros serão avisados para colocar a máscara quando o voo estiver partindo ou indo para determinados destinos.

Isso é muito importante, pois já mostra uma cia aérea global e importante relaxando praticamente uma das últimas restrições da pandemia, o que é muito bem vindo.

Nos Estados Unidos tudo indica que o mandato federal de uso de máscaras cairá no dia 18 de abril. Agora é importante que as cias aéreas relaxem o uso do equipamento. 

Aqui no Brasil está uma bagunça, pois não existe lei determinando o uso de máscaras nos aeroportos e aviões, mas sim uma nota técnica da ANVISA. No Rio de Janeiro por exemplo, o uso de máscaras não é obrigatório, então somente após a passagem do Raio-x o passageiro é “obrigado” a utilizar máscaras em função dessa nota técnica da ANVISA.

O fim da exigência de máscaras a bordo é muito bem vindo e já vem atrasado, pois com filtros HEPA nos aviões, estudos do CDC americano comprovam que o uso de máscaras à bordo tem influência quase nula na proteção dos passageiros.

E você? Acredita que ainda está cedo ou que já está tarde? Continuará utilizando máscara em avião?