O atual presidente da república determinou que o Ministério das Relações exteriores passe a exigir novamente o visto para cidadão dos EUA, Canadá, Austrália e do Japão. 

Anúncios

A decisão se dá com base no princípio da reciprocidade, porém, alguém que está preocupado com o futuro do país e deseja receber injeção de capital estrangeiro e prestigiar o turismo no Brasil deveria manter a isenção do visto.

Anúncios

A realidade demonstra que atualmente o Brasil, apesar de ser um país espetacular com turismo primoroso, perde demais visitantes seja por dificuldades com relação a burocracia para visita ou propaganda exterior. 

Se o Brasil deseja ser um gigante da diplomacia deveria começar dando o exemplo e ser o país forte ao isentar a exigência de visto, provando ser um país democrático e livre para todos, seus cidadãos e visitantes. 

Ficamos triste por todas as empresas do setor de turismo que certamente sofrerão um impacto, mas se formos egoístas, isso pode ser bom para frear o preço das passagens aéreas, pois o número de passageiros sofrerá uma queda, e por menos que seja, já ajuda a baixar o valor da passagem aérea internacional e secundariamente nacional, para aqueles turistas estrangeiros que exploram o destino nacional.