Vários leitores entraram em contato, e inclusive fizeram reclamações no site Reclame Aqui e Consumidor em virtude de um bloqueio de suas contas tanto do programa Tudo Azul como Smiles. De acordo com a mensagem o bloqueio inicial será de 90 dias.
Antes de mais nada, cabe ressaltar que é errado tomar qualquer medida em virtude de suspeita. Além disso de acordo com várias jurisprudências passadas os clientes podem utilizar suas milhas como bem entender.
Sempre dissemos aqui, que nós como clientes, somos reféns das empresas aéreas e seus programas de fidelidade, fazendo exatamente aquilo que eles permitem, por isso quem fala em “Travel Hack” na verdade está fazendo na verdade o oposto, apenas aquilo que é permitido.
Essa inclusive é uma discussão antiga, pois se o programa vende milhas, qual o problema do usuários vendê-las também? Infelizmente o que fechou o cerco ao comércio de milhas foi sem dúvida o surgimento de grandes agências de viagens por milhas, que fazem marketing escrachado nos aeroportos e até mesmo na televisão.
Com o impacto da pandemia e um lobby forte das aéreas essa questão pode até se tornar lei proibindo a venda de milhas, e isso irá impactar muita gente. Por isso sempre recomendamos cautela nas suas operações, e sempre utilize milhas como ferramenta para viajar e não fazer renda extra, pois o risco é muito grande, e algumas pessoas já se endividaram por causa disso.
Imagine se isso ocorre em larga escala, como fica a questão das ditas passagens flexíveis? Aquelas passagens que foram vendidas por um preço muito abaixo do normal, lembra? Será que a empresa conseguirá segurar essa bomba?
A realidade é que desde 2017 a ABEAR e demais aéreas tem fechado o cerco ao comércio de milhas, tendo até mesmo o atual CEO da LATAM dito que isso é um câncer no Brasil. Não acreditamos que a situação irá melhorar daqui pra frente, então preparem-se, e saibam que a partir desse momento existe um risco enorme de você perder muito dinheiro se acreditou na ideia de renda extra com milhas.