A companhia aérea brasileira Azul foi agraciada com o prêmio de Melhor Companhia Aérea do Mundo pela premiação da TripAdvisor Travelers’ Choice 2020. Não tem coisa melhor do que testemunhar uma empresa brasileira conseguir um prêmio desses, mas não é bem assim.

Alguns já devem ter escutado a seguinte frase algumas vezes “A premiação diz mais sobre quem premia do que quem é premiado”. Não sabemos quais foram os números exatos, mas premiar a Azul acima de cias aéreas como Emirates, Singapore, Qatar, Etihad, Cathay, e segue a lista, simplesmente não faz sentido.

Com todo respeito a Azul e ao TripAdvisor esse tipo de premiação mais atrapalha do que ajuda, pois quem entende do assunto acaba questionando o resultado e levantando suspeitas sobre a idoneidade do concurso.

A premiação da TripAdvisor é realizada através de pesquisa pública, ou seja, é muito fácil de fraudar através da utilização de robôs ou contas fakes, ou pior, ainda pode até levantar a suspeita de que tal premiação pudesse ser “adquirida”, pois a cia aérea já não apresenta um histórico confiável em concursos anteriores em outros meios.

Gostaríamos muito de que a Azul fosse a melhor cia aérea do mundo de verdade, porém algumas ações da cia aérea, bem como a exclusão desse site de seus informes, eventos e participação, só mostram como a empresa NÃO preza pela transparência, uma vez que aqui SEMPRE será levantado questionamentos a favor e em defesa do consumidor.

E você? Concorda com o resultado? Você realmente acredita que a Azul é a melhor companhia aérea do mundo? Abaixo, veja um vídeo da classe executiva da Azul, Singapore, Qatar, e Emirates para ter uma breve noção.