ATUALIZAÇÃO: A LATAM ENVIOU UMA NOTA DE POSICIONAMENTO, QUE SEGUE:

Anúncios

A LATAM vai cobrar no Brasil por bagagem de mão fora do padrão permitido. Atualmente, o passageiro tem direito a transportar uma mala de até 10kg na cabine que deve respeitar determinados limites de altura, largura e comprimento. 

Anúncios

Após a nota da LATAM, indagamos sobre a informação que consta no site oficial da LATAM, porém até o presente momento ainda não obtivemos resposta. Atualmente conforme artigo abaixo, no site oficial da LATAM, a cia aérea informa que clientes na Premium Economy podem levar até 16Kg na mala de mão e clientes na econômica até 10KG, sendo cobrada uma taxa, caso o passageiro ultrapasse esses valores.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A LATAM atualizou seu site  e afirma agora que irá verificar o peso da bagagem de mão no momento do check-in e irá cobrar excesso de bagagem conforme a tarifa adquiria, sendo acima de 16Kg para Premium Economy e 10Kg para as demais tarifas.

Importante: durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas indicadas nesta página. Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião. Lembre-se de que a tarifa Basic não inclui a bagagem de mão de até 10 kg, mas você poderá incluí-la por uma taxa adicional acessando Minhas viagens, até 6 horas antes do voo. Confira os valores para bagagem de mão.

 

Agora, esquisito que ao verificar o valor do excesso pela bagagem de mão não existe valor especificado no site, mas em todos os informes aparece que a bagagem de mão com excesso será cobrada. Veja o extrato do site abaixo:

Se você comprou uma passagem com tarifa Light, Plus ou Top, você pode levar 1 bagagem de mão que fica guardada no compartimento superior do avião, contanto que cumpra com o peso e as medidas máximas indicadas nesta página. Se o espaço na cabine não for suficiente, enviaremos sua bagagem ao porão do avião sem cobrança de taxa. Entretanto, caso a bagagem de mão exceda a quantidade ou medidas permitidas, te daremos a opção de enviá-la ao porão do avião por uma taxa adicional. Caso contrário, não poderemos embarcá-las ou nos responsabilizar pelo armazenamento no aeroporto.

Todas essas informações estão no site da LATAM. Relembramos que um dos compromissos da cia aérea com a ANAC na liberação da cobrança de passagem despachada, foi justamente não cobrar pela mala de mão, o que parece que será fiscalizado a partir de agora.

Algum tempo atrás a ABEAR começou a fiscalizar as bagagens de mão, mas não deu muito certo, principalmente porque a associação não tem poder algum sobre os passageiros e não poderia determinar regras ou fiscalizar da forma como estavam fazendo.

Parece que muito em breve teremos cobrança do excesso de peso da bagagem de mão pela LATAM, porém a taxa não está no site até o momento. A pergunta que fica é quem fizer o check-in virtual como será fiscalizado? 

Ficou meio confuso essa intenção de cobrar bagagem de mão até o momento, e você? O que achou?