O mundo hoje acordou com uma notícia perplexa, a Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita decidiu cortar todos os laços diplomáticos com o Qatar, por motivos de que o país dá suporte a atividades terroristas e extremistas, o que antes era apenas rumor e especulação, pois não havia nenhum fator concreto.

Existem algumas teorias no meio, mas não é função do Blog versar sobre política, mas sobre o impacto disso em quem está voando de Qatar Airways, principalmente aqueles que aproveitaram o Travel Festival para comprar passagens para voar justamente agora, e temos alguns leitores já em viagem.

A recomendação é evitar a Qatar Airways, pelo simples motivo do “Imprevisível”. Se você está voando com a cia aérea de Doha para países fora da Liga Árabe, você está bem, e seu voo não será afetado, como por exemplo DOH – SYD, DOH – PER, DOH – HKG, DOH-TYO, ou DOH – BKK.

Mas por que evitar a Qatar Airways? Por causa da instabilidade que o País irá enfrentar agora, e como consequência a imprevisibilidade dessas ações. A partir desse momento não podemos afirmar qual será o futuro daquele regime, ou se o mesmo irá se comportar em relação os outros, quais ações e reações que serão tomadas, e em todos os casos, a segurança deixa de existir.

É muito triste isso, principalmente agora com a introdução da rota RIO – DOHA, e sua suíte Q na rota entre GRU – DOHA. Outros países podem se sentir pressionados também e acabar seguindo a liga árabe e quebrar relações diplomáticas com o Qatar, e isso causaria mais imprevisibilidade, de forma a afetar outros voos que não os intra-golfo.

Então nossa sugestão é que você se resguarde e evite voar de Qatar até o restabelecimento de condições normais de diplomacia na área do Golfo Pérsico. Todos sabemos que a área tem um histórico de instabilidade muito grande. Boa Viagem a todos.