Está se tornando cada vez mais frequente o uso de email “phishing” para invadir suas contas e furtarem suas milhas e pontos. Essa semana recebemos email do Santander, Itaú e BB, obviamente todos falsos avisando sobre a expiração de pontos que nem sequer existem.

Esse alerta aqui é importante pois esses emails estão cada vez mais sofisticados e por vezes recebemos mensagens de leitores que tiveram suas contas comprometidas e posteriormente não recebem a devida ajuda da empresa, pois essa alega que o cliente forneceu seus dados a terceiros, quando na verdade esses dados foram furtados.

Uma das coisas que chega a impressionar é que certos emails desse tipo contém informações exatas sobre a quantidade real de pontos que o participante tem, sendo alguns até mesmo com o CPF da pessoa, o que demonstra um alto grau para a execução da fraude.

Vale lembrar que as empresas de fidelidade NUNCA enviam emails avisando da expiração dos pontos, com exceção do AwardWallet que apenas envia um alerta para a sua ciência, mas nunca solicita cliques em links ou quaisquer outros dados para regularizar a sua conta.

Esse tipo de ação só vem a comprovar como suas milhas e pontos tem um valor extraordinário, e quem sabe bem utilizá-los pode trocar por serviços de valores reais impraticáveis para alguns como por exemplo um voo na primeira classe da Emirates ou ainda na nova suíte da Singapore Airlines.

Esse tipo de troca mencionado no fim do parágrafo anterior é a prova real de como cerca de 100 mil pontos pode chegar a representar um valor de 50 mil reais, pois quem dá o valor aos pontos é sempre você com o uso escolhido.

Então trazemos aqui esse alerta importante para que você não caia nesse fraude que tem impactado em vários clientes de fidelidade. É muito importante que você trate sua conta de programa de fidelidade como conta bancária, pois tudo que tem ali corresponde a um valor, e esse valor pode ser muito maior do que você imagina ao dar a destinação de máximo retorno.

Conte para nós abaixo se você também já recebeu emails como esse, e se esse tipo de comunicação incluía dados até então sigilosos. Deixe também sua experiência para que a comunidade possa aprender a lidar com esse tipo de situação. Agradecemos de antemão o feedback.