Anthoni Fauci, um dos principais nomes da pandemia, está nesse momento em audiência no Congresso dos EUA revelando algo que alguns já sabiam e foram até perseguidos por isso, a falta de base na ciência para instituição de regras na pandemia do covid.
Infelizmente a pandemia do covid foi altamente politizada, e isso afastou muitos de se pronunciarem com medo de perseguição, que foi o que aconteceu com diversos médicos e cientistas por se levantarem contra o “senso comum”.
Assim como Fauci acabou de afirmar que o uso de máscaras e distanciamento foi baseado no “senso comum” e não na ciência, muitos em função do tal “senso comum” foram calados e suas ideias com intenção de salvar vidas silenciadas.
É importante trazer esse assunto à tona, pois quem não se lembra do conselho da ANVISA se reunindo para decidir o uso de máscaras à bordo, quando todos estavam pulando carnaval bem juntinhos?
Todos os estudos científicos de verdade sempre foram unânimes em afirmar que máscaras de pano não adiantavam nada, especialmente em aviões, onde existe o filtro HEPA, e diga-se de passagem, isso aqui não é ser contra o uso de máscaras, muito pelo contrário, quem quiser utilizar o equipamento que o utilize, mas a ciência de verdade foi precisa ao dizer que as máscaras de pano, ou até mesmo as N-95, de nada adiantavam no momento da pandemia, ou seja, o seu uso ou não, era irrelevante e de nada contribuiu em conter a propagação do vírus.
O próprio Fauci alegou que as máscaras eram uma forma de estabelecer controle social, e inclusive o uso de máscaras da forma como feito, utilizando panos reutilizáveis, foi mais prejudicial do que benéfico, e isso muito pior nas crianças que estavam aprendendo a falar, sem poder comparar a expressão labial com seus professores e seus pares.
A verdadeira ciência sempre ensinou a todos a questionar, daí de onde surgiu a tese e antítese, sendo obrigação do cientista contestar tudo, até que uma tese seja rigidamente provada.
Muita censura foi feita também nas redes, mas enfim a verdade acaba vindo à tona, e é por isso, que nós, viajantes, devemos conhecer sempre o máximo possível no mundo, indagar, questionar, contestar, sempre com racionalidade e sem pessoalidade, e entender que o mundo só irá evoluir dessa forma com base no bom debate e na boa contestação.
Tentar entender o porquê das coisas não é ruim, muito pelo contrário, é saudável, e vale sim questionar e manter o debate sobre todos os temas dentro da razoabilidade, coerência, e sobretudo paz, sem revanchismo ou perseguição.
O importante é sempre tentar entender a razão daquilo e a partir dali traçar então o seu entendimento, e de preferência que na maioria dos casos se baseie na ciência de verdade, e não na política.
Resumo da ópera: Máscaras de nada adiantaram, quer você queira ou não, e isso acabou de vir à tona com depoimento daquele que era considerado o expert em covid de que não houve base científica nenhuma para isso, ou seja, ANVISA decidiu com convicções e não em fatos científicos.
FONTE: https://edition.cnn.com/politics/live-news/anthony-fauci-covid-origins-hearing-06-03-24/index.html