Ontem, dia 13 de Dezembro de 2019, divulgamos em primeira mão a informação sobre a limitação dos benefícios do cartão da Porto Seguro. Hoje vamos desenvolver uma rápida análise sobre o caso e esperamos que isso ajude você a tomar uma decisão.

Primeiramente é importante destacar a forma de como a Porto Seguro comunicou isso aos seus clientes, afirmando exatamente “Conheça os novos benefícios do seu cartão”, como se houvesse apenas adição de benefícios e não retirada ou limitação.

As únicas novidades de fato foram a inclusão de acesso ilimitado a uma nova sala vip no aeroporto de congonhas, desconhecida até então, chamada de Latitude. O que não informaram no email é que apesar de o acesso ser ilimitado, você só pode ficar até 2h na sala, e caso ultrapasse esse tempo será cobrado um valor adicional de 25 reais por hora.

A outra novidade foi pontuar 3 pontos por dólar no exterior, e certamente isso se deve em função da concorrência, pois como o dólar está muito alto, os cartões brasileiros tem pontuado pouco no exterior, e sendo completamente honesto o programa de recompensas da Porto Seguro não é muito bom, mas servia como “backup” de pontos para eventuais oportunidades.

Sem dúvidas o melhor benefício do cartão era o acesso ilimitado para o portador e mais 6 convidados no Priority Pass, tanto para o titular como para os adicionais (até 3 gratuitos). 

Quando o cartão era utilizado na sua amplitude máxima de Priority Pass para o titular e adicionais, esse cartão se tornava o melhor do Brasil em termos de benefícios pois mesmo pagando o valor integral da mensalidade valia muito a pena.

Porém essa comunicação da Porto informou ainda de forma dúbia (ainda estamos aguardando esclarecimento da empresa) que você terá 10 acessos no Priority Pass e Lounge Key apenas, e caso ainda utilize 1 convidado esse irá consumir mais 1 acesso gratuito.

Pois bem, é natural reclamar dessas alterações, principalmente da forma como foi comunicado e ainda todos sabemos que por mais que algum cliente utilize bastante o Priority Pass está completamente dentro do seu direito, e ainda também sabemos que o valor desembolsado pela Porto é bem abaixo do valor comercial do produto no seu estado natural.

Acreditamos que essa foi uma decisão equivocada da empresa que de certa forma irá ajudar a quem estava em dúvida a cancelar o seu produto que até então era tido como um dos melhores no mercado.

Lembramos ainda que se 10 acessos te satisfazem e esse é o seu cartão principal de uso, você pode continuar com ele, principalmente se conseguir reduzir o valor da mensalidade. O importante é você fazer a análise pessoal do seu perfil e verificar se é interessante para você manter esse cartão ou não.

No meu caso pessoal, penso que como possuo outros cartões que tem benefícios tão bons ou similares, não vale a pena pagar mensalidade simplesmente para manter esse benefício, logo, a princípio o meu cartão Porto Seguro Visa Infinite está com os dias contados.

E você? Já pensou friamente a respeito? Deixe nos comentários a sua opinião ou decisão sobre o que fará com esse produto.