Antes de mais nada é preciso dizer que sou um cliente fiel a LATAM e gostou demais da cia aérea, mas não poderia deixar de analisar a realidade das “novidades” do programa conforme o que realmente será.

Talvez a grande novidade mesmo tenha sido o anúncio da integração dos sites da LATAM com LATAM PASS e emissão de parceiras em code-share diretamente do site com precificação dinâmica, mas como cliente do Smiles e Tudo Azul pergunto: Por que isso não ocorreu antes?

Com todo respeito e admiração a empresa, um site operacional que te permita realizar funções básicas é o mínimo esperado por todos os clientes, então isso é mais uma obrigação da empresa do que um benefício ao cliente.

E por falar em benefícios, honestamente depois de ler e rever, não conseguimos enxergar algo que fosse bom ao cliente com as mudanças anunciadas, principalmente com o cliente mais leal que decidiu prestigiar a LATAM, como o seu nível elite elevado mais algo, o BLACK SIGNATURE.

Quem se esforçou em voar com eles em plena pandemia e confiou na empresa, acabou perdendo com essas mudanças:

  • Remarcação e Reembolso gratuito em passagens de pontos;
  • 10% de desconto na emissão de passagens LATAM; e
  • Capacidade de utilizar cupons de upgrade em todas as tarifas de passagens prêmio.

Em suma, o cliente mais importante da cia aérea foi justamente aquele que mais saiu perdendo. Agora vamos passar para a parte de especulação, pois ainda não temos informações suficientes para saber se será bom ou ruim, mas tendo em vista o histórico brasileiro de programas de fidelidade, vocês já sabem que ser bom será uma surpresa muito bem vinda.

O programa irá lançar diferentes perfis tarifários de passagens prêmio, o que na prática irá restringir franquias de bagagem, remarcações, reembolsos e utilização de cupons de upgrade. A pergunta que fica é: O valor atual da tarifa classic será considerado como piso ou teto?

Se a resposta for teto, então a mudança será muito bem vinda, pois caso você queira economizar e restringir o resgate de passagem pagará menos ponto por isso, no entanto, sabemos que não funciona bem assim, mas torcemos para que isso ainda venha a se concretizar.

Já se a tarifa classic de pontos atual passar a ser o piso, isso será muito prejudicial a todos os clientes do programa, uma vez que a empresa estará desvalorizando o valor dos pontos daqueles que decidiram confiar na cia aérea e seu programa de fidelidade seja comprando pontos ou transferindo pontos do cartões em sucessivas promoções capitaneadas pela cia aérea com diversos bancos parceiros.

Então, aqui podemos apenas especular, pois ainda não temos acesso a valores de pontos para que possamos traçar uma referência e por conseguinte entender que essa mudança possa ser benéfica ou maléfica, logo é preciso esperar, embora de acordo com histórico brasileiro, sabemos que pode não vir coisa boa por aí, mas continuamos na torcida pelo contrário.

Como cliente elite Black Signature é preciso dizer que tais novidades foram bem decepcionantes a nível cliente elite, e já conhecendo o mercado brasileiro de milhas e pontos, a questão de poder emitir passagens no site de parceiras via precificação dinâmica exigirá certamente uma quantidade grande de pontos, o que também não é uma notícia boa, pois muitos tem aproveitado essas sucessivas promoções para poder viajar justamente no futuro, e daí quando essa futuro se aproxima, a cia aérea vai lá e desvaloriza seu poder de resgate com pontos.

Ainda continuo fiel a LATAM e aguardaremos mais detalhes específicos sobre essas mudanças que se aproximam para o dia 20 de outubro de 2021, para então poder falar com propriedade se valerá ou não continuar fiel e como elite top do programa LATAM PASS.

Estamos saindo de uma pandemia, e enquanto algumas cias aéreas como a DELTA vem adicionando benefícios para atrair mais passageiros nessa retomada, empresas como a LATAM poderiam interagir com sua parceira americana e fazer algo parecido, pois se todos forem iguais, o único diferencial passa a ser o preço da passagem e nesse caso será melhor voar de Itapemirim, que diga-se de passagem, está com uma excelente oportunidade em mãos para o lançamento do seu programa de fidelidade.

E você? Concorda ou discorda de nossa análise? Continuará fiel a LATAM? Deixe nos comentários o seu planejamento tendo em vista as mudanças anunciadas sobre seu programa de fidelidade.