Um dos cartões mais cobiçados do mundo é o American Express The Platinum Card (Amex TPC) americano por causa dos seus benefícios e parcerias de pontos.

Ontem conversando com o leitor Carlos estávamos pesando os prós e os contras sobre se vale mesmo a pena tentar aplicar e utilizar o Amex TPC americano.

O Carlos tem o Santander Unlimited e nesse caso eu acredito que não seria vantagem, mas então ele trouxe a indagação se seria interessante ele cancelar o Unlimited e pegar o Amex TPC americano.

Nessa questão trazida por ele eu concordei primordialmente por 3 motivos. O primeiro é que as promoções de pontos do Santander estão com metas inatingíveis para quem já tem o cartão e conseguiu bater as metas anteriores, pois o banco estipula metas cadas vez maiores na tentativa de fazer você fracassar. Além disso age com certa destreza ao obrigar você escolher a meta, ora, o mais correto a ser feito deveria estabelecer as 3 metas e pontuar o seu gasto conforme você vai superando as metas, isso sim seria o mais justo com o consumidor, mas infelizmente não é assim.

A segunda questão trata do Lounge Key, o Amex TPC vem com o Priority Pass Prestige, que dá acesso ao titular e mais dois convidados às salas participantes, bem como às salas Bradesco, Centurion, Escape e Plaza Premium. Então em questão de acessos a Lounge o Amex TPC americano vence de lavada.

E por último e não menos importante a questão da anuidade. Enquanto o Amex TPC americano cobra 550 dólares americanos (2 mil reais aproximadamente ao câmbio de hoje), o Unlimited cobra 1068 reais, praticamente metade do valor, mas vejamos os benefícios, porque devemos medir a anuidade com base no retorno e não no gasto.

Todos os benefícios do Unlimited com base na anuidade o Amex TPC americano tem melhor, a questão dos seguros, proteção de compra, proteção de preço, tem até proteção de devolução. Agora vejamos os diferenciais:

  • 100 dólares de crédito na Saks (50 USD por semestre);
  • 200 dólares de crédito em uma cia aérea de sua escolha;
  • 200 dólares de crédito no Uber EUA;
  • 100 dólares de crédito para Global Entry/TSA Precheck;
  • Status GOLD no SPG e Hilton;

Então, apesar de você desembolsar 550 dólares de anuidade você consegue pelo menos 300 dólares de volta de forma tranquila, e mesmo que não consiga usar os créditos da cia aérea você pode comprar GIFT CARDs das mesmas que será reembolsado. 

Então analisando friamente a escolha o Amex TPC americano é sim melhor que o Unlimited do Santander, até porque no caso em questão nem levamos em consideração o fato do Amex ainda trabalhar com o Membership Rewards, que é o melhor programa para transferência de pontos para programas de milhagem internacional.

O Carlos irá cancelar o Unlimited e aplicar para o TPC americano, como ele já possui ficará mais fácil ser aprovado. Caso você tenha interesse em tentar aplicar para esse tipo de cartão nós temos um tutorial muito bom que vários leitores já conseguiram. Você acessa o tutorial clicando aqui. Bom início de ano!