O que a concorrência não faz? Com aviões vazios, a American resolveu servir refeições gratuitas para a classe econômica em alguns voos transcontinentais, que inciarão nas rotas JFK – LAX/SFO, onde anteriormente era servido apenas bebidas. Mas isso não é generosidade da American, e sim um movimento forçado pela concorrência com a Jet Blue, e Delta. 

A refeição dependerá do horário do dia, e será oferecido uma café da manhã continental (FRIO), ou um wrap de sanduíche, batatas chips e sobremesa, sendo que o menu também incluirá uma opção vegetariana e um prato de queijos e frutas. Esse novo serviço inciará em 1 de Maio de 2017.

Isso só demonstra como a concorrência é saudável para os consumidores, e enquanto nos EUA as coisas tendem a melhorar um pouco, aqui pelo Brasil existe cogitação por parte do CEO de certa cia aérea cortar tudo, até mesmo a água, o que considero ser um tiro no pé, pois cada movimento desse tipo pode ser aproveitado pela concorrência, se bem que a atual concorrência no Brasil é muito fraca, diferente do que acontece justamente no lançamento desse novo benefício que será servido nessa rota específica transcontinental. 

Essa rota sofre forte concorrência da JetBlue que tem preços reduzidos e excelente serviço, e com a Delta que também oferece excelente serviço e por vezes preços menores que a American. O maior diferencial da AA, sem dúvidas, era o AAdvantage, mas desde que o programa foi modificado, a cia aérea vem batalhando para encher seus aviões, e seu lucro desde então vem caindo. Vamos ver se essa inciativa irá trazer os passageiros de volta, o que particularmente acreditamos que somente isso não será suficiente.