Ícone do site Mestre Das Milhas

Aftermath da American Airlines

Após as péssimas notícias de ontem, hoje está uma calmaria na Boulevard Amon Carter, sede da American Airlines em Fort Worth, no Texas. O maior pecado da minha empresa aérea preferida foi a falta de aviso prévio, porém, mesmo com as mudanças, a verdade é que o AAdvantage continua o melhor programa de milhagens do mundo, vamos aqui enumerar o que realmente aconteceu e como ficou agora:

1 – Não é permitido o Stop-Over em bilhetes prêmios_ Uma coisa ruim, porém uma ferramente utilizada por muito poucos usuários, que permitia você parar em um dos Hubs da American, e ficar lá alguns dias antes de prosseguir ao destino, ou de volta para casa. Porém a AA era a única cia aérea no mundo que fazia essa concessão, o que é possível fazer ainda no bilhete pagante.
2 – Extinção do Prêmio Oneworld_ Em um primeiro momento achei uma tragédia, mas depois percebi que ainda é possível emitir uma passagem de volta ao mundo, porém seguindo a tabela Oneworld, o que não piorou tanto assim, e sim foi mais um ajuste. Eu fiquei enfesado de início, mas acho que muitos não perceberam a importância disso, vejam só, ano passado eu fiz uma viagem em classe executiva por 240 mil milhas na rota GIG – MAD – CPT – SYD – HKG – LAX – GIG. Essa mesma rota é possível ser feita hoje, porém com 277.500 milhas, um incremento de apenas de 37.500 milhas. Não é fim, ainda é possível emitir uma passagem em volta ao mundo, porém com um pouco mais de milhas. Foi uma coisa ruim a alteração sem sombra de dúvidas, mas não o fim.
3 – Aumento dos Prêmio com disponibilidade imediata_ Aqui houve uma comoção geral, embora, quase 100% das pessoas que reclamaram ou reclamam, nunca utilizaram ou nunca pretendem utilizar os prêmios com dispobinibilidade imediata. Mas e eu? Eu uso, e fico no prejuízo? Na verdade não, pois, apesar do aumento, os novos valores ainda são menores do que os praticados pela Delta e pela United, inclusive o prêmio de econômica com disponibilidade imediata, que permite você a marcar um assento na MCE da AA (Assento com pouco mais de espaço), diminuiu em 5 mil milhas, dependendo da flutuação do dia. Aqui eu tenho a tranquilidade de dizer com toda a propriedade, que essa mudança não me afetou nem um pouco, pois prefiro pagar a passagem, a utilizar um prêmio desses, e acumular mais milhas para uma troca futura, seja com a própria AA, ou com um parceiro dela.
Resumo da Ópera: O maior pecado da American foi não ter dado o aviso prévio, que gerou um sentimento de indignação e falta de confiança no que concerne um programa de fidelidade. A fidelidade não pode ser uma via de mão única, e nisso eles pisaram na bola, porém muitos estão utilizando disso para alegar saída do programa, e resposta da gerência é a mesma, fique a vontade, pois ninguém é obrigado a ficar submetido a um programa de milhagem, todavia eu aconselho o contrário, pois apesar de todas as mudanças, o AAdvantage ainda é o melhor programa do mundo, e quando for a hora de pular fora da nave, eu serei o primeiro a escrever aqui, como sempre faço nas questões ligadas a American Airlines. Então acalmem-se, e vamos decolar, ainda temos “gordurinhas” no programa para queimar. Alguns podem ficar chateados com esse post, mas tudo escrito aqui é a verdade imparcial, levando a conjuntura atual do mercado de programa de fidelidade. Se for para o Multiplus, ou Smiles, ou qualquer outro aí sim vai piorar de vez, lembrando que, dependendo do seu padrão de viagem, pode ser que o Smiles ou Multiplus, ou outro sejam a melhor opção para você, porém na maioria dos casos, eu ainda acredito que seja o AAdvantage. Forte Abraço a todos e assistam um vídeo de 15 anos atrás que pode ser o futuro do AAdvantage, e nesse caso você estará na nave conosco. Até a próxima!
Sair da versão mobile