O Sempre Presente, programa de fidelidade do Banco Itaú, procedeu dois aumentos consecutivos nessas duas últimas semanas, originalmente de 35 Reais para 39 Reais, o equivalente a um aumento de 12%, e logo sem seguida para 59 Reais, o equivalente a um aumento de quase 70%.

A alteração se deu sem aviso prévio nenhum, e entramos em contato com a empresa para dar a oportunidade de eles se posicionarem perante o público, o que eles fizeram através da seguinte nota que segue abaixo:

O preço dos pontos no programa Sempre Presente é determinado de maneira dinâmica, respondendo a variações do mercado, entre elas a da cotação do dólar americano. Em caráter promocional, vínhamos operando desde fevereiro deste ano com um valor muito abaixo do praticado pelos demais programas de fidelidade. Com o ajuste feito agora, retornamos a um patamar compatível com a média do mercado. O Sempre Presente reafirma seu compromisso com os clientes e permanece atento a suas demandas, a fim de oferecer experiências e benefícios diferenciados, em condições sustentáveis para o programa.

Nesse posicionamento a empresa afirmou que o valor dos pontos é dinâmico, o que pode flutuar. Então cabe a nós ficar vigilantes e verificar se o compromisso é só para aumento ou se também serve para redução do valor, quando o dólar cair.

Independente da nota é nosso entendimento que a empresa falhou ao não comunicar com aviso prévio, o que prejudica a transparência de sua relação com seu cliente e vai contra o que o Ministério Público já entendeu que para quaisquer alterações nos programas de fidelidade devem ser comunicadas com 90 dias de antecedência. E você? O que achou?