Todo programa de milhagem tem seu ponto forte, mas geralmente é um dentre vários outros fracos. O Smiles acaba de iniciar uma promoção oferecendo 100% de bônus com todas as milhas, tanto as transferidas como as recebidas do bônus tendo validade por 10 anos.

Essa promoção também engloba TODOS os bancos parceiros do Smiles, inclusive Livelo, Esfera, Iupp, e todos os outros. A promoção se encerra no dia 26 de maio de 2021, e é necessário o registro prévio a transferência, o qual você pode fazer clicando aqui.

Como sempre para receber o bônus máximo é necessário ser cliente Clube ou diamante. Você pode se informar mais sobre os detalhes da promoção clicando aqui, mas a pergunta é Vale a pena?

Bom, aqui teremos 2 respostas, e ambas dependem do seu perfil de viagens. Essa é uma promoção capciosa, pois embora você vá dobrar as suas milhas, não saberá o valor disso quando for utilizar nos próximos 10 anos.

Na verdade essa promoção é excelente PARA o Smiles, como está escrito no título, pois o programa segue uma linha já tradicional de desvalorizar as milhas sem aviso prévio, tanto é que adotou a prática de uma tabela flutuante.

Mas para saber sobre o futuro, vamos analisar o passado. Vamos supor que você transferiu 100 mil pontos para o Smiles em maio de 2011 com validade de 10 anos. Naquele momento era possível resgatar uma passagem de primeira classe com a American Airlines por 50 mil milhas Smiles.

 

Tabela de resgates do Smiles na parceira American Airlines de 2009 a 2011

 

Então você teria 4 trechos entre Brasil e América do Norte na Primeira Classe da American Airlines naquela época. Mas, vamos supor que em 2011 ocorreu uma pandemia e você não pudesse viajar, e decidiu utilizar suas milhas em 2021 para resgatar a mesma primeira classe. Vamos ver quanto custa hoje.

Percebam que o valor do trecho passou para 205 mil milhas, ou 180 mil se você for clube smiles ou diamante, o que corresponde a uma desvalorização de mais de 400%. Então se naquele época com 200 mil milhas smiles você conseguia resgatar 4 trechos de primeira classe da AA, hoje você consegue apenas 1 trecho.

Mas por que estamos alertando isso aqui? É simples, pois esse exemplo prova cabalmente como ao decorrer do tempo as milhas e pontos apenas perdem valor, e isso é excelente para o Smiles, que hoje poderá ter que honrar 4 trechos de primeira classe, mas no futuro talvez apenas 1 ou até mesmo nenhum trecho desse tipo de passagem.

Mas ainda sim existe valor para quem deseja participar nessa promoção, que é justamente o grupo de pessoas que podem viajar nesse momento. Excluindo esse grupo, transferir para ganha 100% de bônus para uso em até 10 anos não é nada inteligente, e cabe a nós aqui alertar você conforme exemplo acima.

Agora é preciso que você entenda o seu perfil e saiba da sua condição, pois somente você pode responder sobre se essa promoção vale ou não para você, por isso acima afirmamos que existe 2 respostas para essa pergunta, e tudo depende do seu perfil e da sua disponibilidade de viagem.

Uma coisa é certa, transferir por transferir para aproveitar por 10 anos milhas em dobro, sabemos que não se trata de algo bom, pois daqui a 10 anos, esses 180 mil milhas que você vê acima para resgatar uma passagem de primeira classe poderão se tornar meio milhão de milhas ou até mesmo mais. Compartilhe conosco a sua opinião sobre essa promoção. A nossa é que essa promoção é maravilhosa, mas para o SMILES.