[dropcap]O[/dropcap]ntem tive uma discussão “acalorada” com um amigo sobre milhas e pontos. Primeiro ele me chamou a atenção por não ter divulgado a promoção de transferência de bônus do Santander para o Smiles, e segundo disse  que poderia ter perdido uma viagem por minha culpa.

Anúncios

Então, indaguei ele qual foi o itinerário tão importante que ele iria perder simplesmente por eu não ter divulgado aqui essa suposta excelente promoção do Santander. Ele respondeu que conseguiu emitir GRU – CDG via EUA com a Delta em classe executiva para a Europa por apenas 240 mil milhas num ticket ida e volta, indo de Delta e retornando na Air Canada.

Anúncios

Levando em consideração os cálculos, na realidade o custo total foi de 134 mil pontos Esfera, o que considerei ruim, pois caso você transfira 115 mil pontos Esfera para o Iberia Plus e em seguida enviar para o Executive Club da British é possível emitir uma ida e volta a partir de São Paulo para o mesmo destino em classe executiva pelos exatos 115 mil pontos num voo direto, muito melhor do que essa estripulia do Smiles.

Não satisfeito com a minha resposta ele enviou uma cópia do seu bilhete pra mim dizendo que por 20 mil pontos a mais ele irá voar 4 vezes de Executiva, e foi aí que percebi que ele não notou que na verdade o bilhete dele estava mesclado, pois embora tenha saído na tela de busca do Smiles tudo como executiva, era uma executiva e uma econômica, pois uma passagem direta para a Europa em classe executiva com o Smiles não sai por menos de 220 mil milhas. 

Só é possível perceber que nem tudo é classe executiva ao expandir os detalhes do voo e constatar que apenas 1 dos trechos é em classe executiva. Isso aconteceu com ele tanto na ida quando na volta. Já o itinerário direto em executiva fica bem mais caro:

Após revelar isso pra ele, o mesmo ficou furioso e foi pro telefone tentar ver  o que consegue com a Smiles, mas acho difícil conseguir algo, já que ambos os tickets estão emitidos. O que ele pode fazer é cancelar e emitir outro, mas nesse caso paga a multa, e ainda para emitir outro ticket seriam necessários mais pontos.

Então não vale a pena mesmo transferir do Santander para o Smiles? Depende, o Smiles tem alguns bons resgates que nem nessa manobra com a Iberia Plus e BAEC compensa, que seria justamente o caso da Qsuites/First da Qatar entre Brasil e Oriente Médio, ou entre Oriente Médio e Europa-Ásia/Pacífico.

É possível também achar alguns bons resgates em classe econômica do Brasil para mundo, porém tanto nesse caso como no mencionado acima você fica com o fator tempo apertado, pois é necessário emitir a passagem em até 6 meses sob o risco de você perder as milhas bônus após esse período. 

Então é preciso analisar com muito cuidado e olhando para todos os aspectos de como compor uma viagem observando todos os lados do prisma de possibilidades do mundo das milhas e pontos. E como disse a ele, só iremos divulgar promoções do Smiles quando o mínimo de pontos bônus for 100%, pois é o limite que consideramos merecer uma atenção especial.

Além do mais, hoje a empresa tem diversas formas de divulgar os bônus, seja através das suas redes sociais diretas ou indiretas, ou ainda via publicidade paga. O que realmente carece nesse ambiente é uma análise qualificada do porquê de transferir os pontos e como usá-los.

Logo não façam como o “MDC” e não fiquem chateados conosco por não divulgar regularmente essas promoções de bônus, pois tentamos trazer para cá informação valiosa que vá lhe ajudar a viajar mais gastando bem menos.