É normal sentir apreensão antes de uma viagem internacional. Principalmente se essa for a primeira vez que você sai do país. Nesse momento, surgem dúvidas sobre o que levar, como se portar, o que fazer ao chegar, entre outras.
Mas, não deixe o medo atrapalhar os seus planos de viagem. Continue lendo e conheça dez dicas para ter uma viagem internacional inesquecível e não se preocupe com mais nada.
Como preparar uma viagem internacional?
O segredo para aproveitar bastante uma viagem internacional está na sua preparação. Afinal, ao chegar no destino não é mais possível voltar para refazer as malas ou pegar documentos que foram esquecidos. Por isso, explicamos abaixo as etapas mais importantes da preparação para que a viagem seja totalmente aproveitada.
Saiba qual é o propósito da sua viagem
Desde o começo, você precisa estar ciente de quais são os objetivos da sua viagem. Pode ser aprender uma língua, adquirir autoconhecimento, ter um tempo de lazer, visitar lugares específicos, etc. A questão é que a preparação da sua mala, assim como o seu roteiro de viagem, precisa condizer com o seu propósito.
Deixe um espaço na bagagem para as compras
Mesmo que você diga que não, a probabilidade de sair da viagem sem ter comprado algo é muito baixa. Seja uma lembrancinha ou algo que não vende no Brasil, o viajante sempre acaba trazendo coisas novas na mala.
Então, tenha isso em mente e já deixe um espaço reservado. Lembre-se que o momento da volta é uma correria e você não vai querer ter problemas logo antes de pegar o voo de volta porque a mala não fecha.
Faça reservas antecipadas
Ter uma reserva antecipada a fim de evitar filas precisa se tornar uma regra em todas as suas viagens e para todas as atrações que deseja ver. Isso faz com que você evite gasto de tempo e estresse desnecessários, aproveitando melhor a viagem.
Anote algumas palavras na língua local
Mesmo que você saiba falar inglês, se for para um país com uma língua que não domina, anote algumas frases e palavras necessárias, relativas a temas como direções, alimentação, doenças, dinheiro, entre outros.
Se prepare para passar na imigração
Ao chegar em um outro país você vai precisar apresentar seus documentos e, geralmente, uma prova de que você não pretende se mudar ilegalmente para o local. Esse comprovante pode ser uma passagem de volta, por exemplo.
Por isso, se atente em ter toda a documentação com você, incluindo:
- passaporte;
- visto;
- passagem de volta;
- reserva de hotel;
- comprovante de vacinação.
Algumas vezes, os agentes da imigração podem parar pessoas que correspondem a características comuns de praticantes ou vítimas de crimes. Se isso acontecer com você, não se desespere e responda todas as perguntas sem mentir. Para se preparar para esse tipo de situação, leia e assista alguns relatos de pessoas que foram detidas e aprenda quais ações as levaram a se livrar dessa situação.
Defina um orçamento diário
Muita gente estabelece um limite de quanto pode gastar durante a viagem inteira. O problema é que, dessa forma, você pode usar todo o dinheiro nos primeiros dias e aproveitar pouco depois.
Por isso, faça um orçamento diário e, durante a viagem, não ultrapasse o valor estabelecido. Se você gastar menos do que o determinado para o dia, distribua o valor que sobrou igualmente entre os outros dias, assim a diversão é garantida em todo o tempo da viagem.
Tenha um roteiro de viagem
A empolgação de estar em outro país pode não levar às melhores escolhas. Pior do que isso, você pode se animar tanto com todas as possibilidades que vai perder muito tempo decidindo onde ir. Então, faça o roteiro dias antes da viagem, guiando-se por resenhas de site, blogs e canais de Youtube sobre os melhores lugares para visitar.
Tenha um seguro
Por melhor que seja a preparação, não é possível adivinhar quando um acidente vai acontecer ou evitar imprevistos. Um seguro de viagem vai dar auxílio e cobrir as despesas médicas de viajantes. Lembrando que nem todos os países possuem hospitais públicos e que os seus sistemas de saúde podem ser mais caros do que o seguro.
Tenha o contato dos consulados e embaixadas brasileiras
Outro item relacionado com a solução de imprevistos é ter o contato dos consulados e embaixadas brasileiras em outros países, pois são eles que vão te ajudar caso você tenha problemas burocráticos.
Pesquise sobre os hábitos locais
Por último, não se esqueça que regras de etiqueta mudam de um país para outro e o que é comum no Brasil pode ser uma grande falta de educação no seu destino internacional. Para evitar problemas com os moradores, tenha consciência dos aspectos únicos da cultura local.
Guarde essas dicas e as utilize sempre que for preparar uma viagem internacional e os seus passeios serão sempre livres de estresse. Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas tenham viagens inesquecíveis.