[dropcap]A [/dropcap]maioria dos leitores do blog certamente utiliza cartões de crédito, mas em contra-partida desconhecem como melhor utilizá-los para fabricar mais pontos. Em função de alguns emails estaremos explicando como melhor utilizar o seu cartão para que esse possa gerar o maior número de pontos possível.

Anúncios

A primeira grande pergunta é: Qual cartão devo contratar? E para responder essa pergunta recomendamos a leitura desse artigo “Os 3 melhores cartões de crédito do Brasil para 2017”. Você pode consultar o artigo clicando aqui.

Anúncios

Mas o que nunca te contaram sobre cartão de crédito? É uma coisa simples, que muitos já sabem, porém quase todos não atentam para isso. O cartão de crédito, se pago em cheio até a data de vencimento da fatura, é o único meio que te dá pontos gratuitos de forma ilimitada.

A maior motivação de escrever esse artigo foi ter saído com um grupo de amigos, e perceber que ninguém utilizou o cartão de crédito para pagar a conta. Então pedi que me passassem o dinheiro, que eu usaria o meu cartão para tal.

Muitos, com razão, tem um certo tempo em contratar um cartão de crédito, seja por receito do gasto com anuidade, ou juros caso venha a utilizar. No entanto recomendamos que você tenha ao menos um cartão de crédito que gere pontos, mesmo pagando anuidade.

Infelizmente o mercado brasileiro é muito fraco quando o assunto é cartão de crédito, com poucos benefícios, e retorno baseado no dólar, porém esse retorno, apesar de longo e não muito alto existe.

É claro que a intenção aqui não é estimular o uso do cartão de crédito indevidamente, mas sim utilizar essa ferramenta para os seus gastos, especialmente aqueles que atualmente você usa o cartão de débito ou dinheiro.

Mas vamos ao check-list importante para te ajudar a fazer mais pontos utilizando o seu cartão de crédito no dia a dia:

1 – Sempre uso o cartão para todos os seus gastos independente do valor, seja para o lanche de 6 reais no Bar ou para a compra de um carro de 100 mil reais;

2 – Sempre verifique a possibilidade do estabelecimento recompensar por fora do cartão como por exemplo Submarino Viagens dando ponto Livelo, independente do gasto no cartão de crédito;

3 – Sempre fique atento (a) às promoções do seu cartão de pontuação em dobro, triplo, etc;

4 – Utilize o app do Mercado Pago para pagar boletos, já que neste momento a ferramenta permite pagar um boleto sem adição de taxas, juros, e impostos;

5 – Nunca transfira seus pontos para programas de milhagem fora de promoções de bônus, pois essas ocorrem com certa frequência;

6 – Evite ter mais de 2 cartões de crédito com programas diferentes, como por exemplo ter um cartão do Itáu, outro do Bradesco, e outro do Santander, pois isso irá diluir a sua taxa de acúmulo, e poderá impactar na sua experiência de resgate com relação à expiração dos pontos; e

7 – Evite cartões co-branded (cartões com marcas como por ex.: Smiles, TudoAzul, Extra, Magazine Luisa, entre outros), pois esses tem possibilidade limitadas de troca, bem como não participam de promoções de bônus em transferências.

Supondo que você tenha um cartão simples que dá 1 ponto por dólar gasto, e seu gasto mensal seja de 1.000 Reais, isso te dá ao final de um ano uma pontuação de 3.500 pontos, que se transferidos a uma promoção de 100% de bônus te deixa com 7 mil pontos, o que já é um trecho de passagem aérea promocional na maioria dos programas de milhagens nacionais.

O maior segredo de todos é parar de pagar com dinheiro ou débito, e movimentar sua conta por um cartão de crédito, que com o tempo pode te gerar um upgrade na modalidade e te permitir acumular mais de 1 ponto por dólar, mas sempre utilizando essa ferramenta com responsabilidade.

É importante você entender esse artigo, pois é nossa intenção fazer você chegar a conclusão de que suas movimentações necessárias, se feitas através de qualquer outro meio que não o cartão de crédito, não lhe trará recompensa alguma, porém a partir do momento que você passe a utilizar esse caminho, perceberá que, sem ônus, você terá um retorno financeiro daquilo que movimentou. E então? Você concorda? O que você prefere: Dinheiro, Débito, Cheque ou Cartão de Crédito?