COMPARTILHAR VIA

O ano de 2017 vai chegando ao fim, e não poderíamos de passar aqui para desejar a todos um Feliz 2018. Esse ano foi um muito difícil para as milhas e pontos do ponto de vista do usuário. Foram diversas reduções de benefícios e dificuldades ao long do ano, tanto em programas nacionais, como estrangeiros.

Existe uma frase famosa que diz “Pior que tá não fica”, porém quando se trata das empresas que gerenciam esses programas outra se aplica “Nada é tão ruim que não se possa piorar!”. 

Infelizmente 2017 foi um péssimo ano para os passageiros, que tiveram seus direitos arrancados de si com base em uma falsa promessa de redução de passagem que não se concretizou, e ainda pelo contrário teve efeito reverso, pois as tarifas estão mais caras.

Em 2018 teremos a fusão dos programas da Latam, disponibilidade sempre no Smiles, possível fusão das Aviancas, possível mudanças em alguns programas estrangeiros. Todavia não temos como saber se nada disso irá beneficiar o cliente, muito pelo contrário, nosso palpite é que vá prejudicar.

De tudo isso parece que uma coisa é boa, o aumento do barril do petróleo, e aí alguém vai apontar que o Blog enlouqueceu, pois esse custo será repassado ao consumidor, e pode ser até que eles tenham razão. Mas se observamos a história, a melhor época para os programas de fidelidade foi justamente com o valor do petróleo elevado, pois o custo da cia aérea é maior, e na tentativa de encher aviões para compensar esse custo, as empresas diminuem suas tarifas e dão mais milhas, isso de acordo com a história, porém a história pode não se repetir, embora que quem estuda história sabe que a tendência da repetição é quase certa.

O mercado de cartão no Brasil deu uma aquecida com boas promoções de bônus na contratação, e multiplicadores por períodos promocionais, e em 2018 existe grande chance de surgir ofertas melhores.

É opinião do Blog que 2018 será melhor do que 2017, não por causa do “Pior que tá não fica”, mas porque o consumidor estará mais exigente, sábio, e comprometido com o próprio bolso, pois até esse ano poderíamos ainda ter lealdade com alguma empresa, porém a partir de amanhã, ano novo, a melhor fidelidade é com seu bolso.

Nos orgulhamos de ter trazido aqui em primeira mão 4 bugs significativos esse ano, e muitas dicas que permitiram aqueles que jamais poderiam alcançar o status elite top de uma cia aérea chegar lá e em 2 de uma vez só.

Então agradecemos a todos vocês pelas mais de 4 milhões de visitas que tivemos ao longo do ano, e prometemos estar aqui junto com vocês a partir de amanhã para continuar trazendo as informações para que você use como base na sua tomada de decisão nesse mundo dinâmico das milhas e pontos. Aqui fica registrado o nosso muito obrigado pela audiência, e desejamos a todos um Próspero Ano Novo.



Curta o Verão 728x90

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é Advogado, Blogueiro, e Consultor de Viagens. Tem um volume de viagens em torno de 500 mil milhas por ano, e após ter viajado por mais de 50 países divulga no Blog Mestre das Milhas a arte e o potencial de maximizar os ganhos com os diferentes programas de Fidelidade. É conhecido internacionalmente como  Líder em assuntos estratégicos sobre programas de milhagem! Já figurou em diversas reportagens na mídia brasileira e americana. Entre em contato através do email [email protected]