[dropcap]U[/dropcap]m dos nossos maiores contribuidores do Blog, o Tlars22, nos relatou a experiência ruim pela qual ele está passando com a TAP. A empresa insiste em cobrar a sobretaxa de combustível YQ. Esperto e inteligente como ele é, nos enviou o print da resposta oficial da TAP sobre o assunto. Veja a interação abaixo:

Anúncios

Primeiro ele questionou da legalidade da sobretaxa YQ, e obteve a seguinte resposta.

Anúncios

Então, baseado na Resolução da ANAC 400 em seu art.4º, afirmou com razão que tal taxa era ilegal, pois estava fora do custo do transporte aéreo, e das outras exigências legais, sendo ilegal sim, e obteve a seguinte resposta:

Vejam vocês a desfaçatez da TAP, dizendo que a YQ nada tem a ver com combustível e que é na verdade uma sobretaxa intercontinental. Isso é um abuso com o consumidor, e atendente tem toda razão, essa taxa nada tem a ver com o combustível, mas sim com a ganância da empresa de querer cobrar mais sem inflar o preço da passagem.

É o pior tipo de coisa que existe no mercado, pois além de ser ilegal, induz o consumidor ao erro no momento da busca da passagem mais barata, já que a taxa não aparece, e é adicionada posteriormente.

Já fizemos mais de uma denúncia tanto na ANAC, como no Ministério Público, porém até o presente momento nada, e isso só incentiva para outras empresas sigam o caminho ilegal da TAP, que não é fiscalizado pela ANAC. 

Infelizmente somos reféns de situações como essas, e somente aqueles que tem disposição e paciência de lutar na justiça conseguem serem restituídos, pois essa é uma clara violação do regulamento da ANAC, bem como uma prática abusiva em face do consumidor.

Enquanto essa situação não se resolve, recomendamos a todos que evitem a TAP, ou então viajem e peçam a restituição de seu dinheiro devido na justiça, e em dobro, pois é causa ganha, uma vez que sobretaxa de combustível, intercontinental, do papai noel, ou de qualquer outra coisa é ilegal, e está ferindo o seu direito.