COMPARTILHAR VIA

Esse é um típico exemplo de Fake News que viraliza e quem divulga nem é culpado, pois a notícia é tão bem feita que realmente parece verdadeira, embora não seja. A Star Alliance até pode criar mais categorias elite para a aliança, mas se o fizer poderá ser em função da Fake News propriamente dita.

Vejamos, há 3 anos atrás em 25 de Junho de 2015 o Portal Australiano Business Traveller divulgou exatamente a mesma notícia, e isso você pode conferir facilmente ao digitar “Star Alliance Platinum Status” no Google. 

Olha só que interessante, ao clicar no link da notícia antiga, você é direcionado para o artigo novo, 3 anos depois, praticamente na mesma época do ano, em Junho. Ora, a mesma publicação deu a mesma notícia exatos 3 anos antes e nada, e agora? Será que vai?

Então é aquele tipo de notícia que é “plantada” para ver se pega, e se for, foi. A verdade é que não existe nenhum plano nesse momento de ser criado um novo status na aliança, mas o veículo de informação elabora uma matéria de forma a criar um “barulho” na internet, e caso a notícia viralize como está ocorrendo, a empresa pode até se sentir pressionada e lançar algo para silenciar essa gritaria digital, e isso no fim pode não ser bom para os membros.

Mas é muito engraçado ver uma notícia de 3 anos atrás ser “repaginada” e jogada na mídia, e ainda ter a repercussão que está tendo, principalmente no exterior, onde portais de grande nome estão divulgando a notícia como se fosse coisa certa, por isso é sempre bom um “fact checking” antes de sair publicando tudo que surge na internet. Nesse caso ficou muito feio para a publicação australiana.

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.