COMPARTILHAR VIA
Monumento à Independência da Ucrânia

Não poderíamos deixa de falar sobre esse lugar maravilhoso que é a Ucrânia, e o título da postagem se refere justamente a “Glória à Ucrânia”, que quando pronunciado em voz alta em algum lugar público por lá será replicado com “Heroyam Slava”, que significa “Os Heróis merecem a Glória”, se referenciando àqueles que dedicam sua vida à Pátria Ucraniana. O País infelizmente está passando por um período de Guerra para manter seu território frente a Rússia, porém quando mais distante da capital, mas seu povo se divide. 

Catedral de Santa Sofia

 

Estivemos em Kiev, capital da Ucrânia, onde todos falam russo, mas não gostam da Rússia, e têm pavor do comunismo, tanto que existe uma lei que ordenou a destruição de todas as estátuas de Lênin, quem eles consideram um genocida, e símbolos do comunismo, com exceção das áreas de história e museus. Além disso existe outra lei que proíbe “vagabundagem”, ou seja, você não irá ver pedintes na rua, embora esses existam, mas interceptam você durante sua caminhada, pois não podem ficar parados sob pena de serem notados pela polícia, e consequentemente preso. Para visitar a Ucrânia não é necessário visto, e a forma mais fácil e barata é voar a partir da Polônia, país com quem eles fazem fronteira.

Opera House de Kiev

Tudo lá é muito barato, desde que não seja importado, sendo a moeda deles a Grivna, porém eles aceitam o Euro em larga escala, e só para vocês terem noção, uma corrida de táxi do aeroporto até a cidade, que fica a 40 min, custa algo em torno de 10 Euros. Um Big Mac custa cerca de 1 Euro, e você não irá gastar mais de 2 Euros de táxi para se locomover dentro da cidade. Apesar de pobre, a cidade é muito limpa, e bonita, assim como seu povo.

Placa de Boas Vindas à Chernobyl

Fizemos o tour até Chernobyl, onde ocorreu o desastre nuclear a 31 anos atrás, e deixou 2 cidades desabitadas, porém que estão sendo reassentadas, uma vez que a radiação local caiu drasticamente nos últimos anos com a instalação de um escudo ao redor do reator 4 que foi o que explodiu. O tour é muito legal, porém cansativo, pois são 12h, uma vez que você sai as 8 da manhã e só retorna às 8 da noite, então só recomendamos caso você tenha muita vontade de conhecer aquela área e sua história. 

Cidade Abandonada de Prypiat

A cidade de Kiev é maravilhosa, muito animada, e hospitaleira. Tivemos a oportunidade de conhecer vários bares, e constatamos que além de tudo muito barato, os Ucranianos são um povo bem criativo com a criação de drinks espetaculares, e até mesmo rituais para beber aqueles, como você pode ver na foto abaixo, onde coloca-se um capacete e taca fogo, só sendo apagado após a tomada de três “shots” em série. O povo se interessam muito por quem é de fora, pois é muito difícil conseguir um passaporte Ucraniano, e mesmo que consigam, ainda tem o fator do visto, que se torna quase impossível, então é muito comum você ser cantado por uma Ucrania ou Ucraniano, de forma que eles estão na verdade interessados no seu passaporte, para tentar uma vida melhor fora do país.

Monumento aos Primeiros Socorristas de Chernobyl
Drink tipicamente Ucraniano

Apesar dos problemas que o país enfrenta, a visita a Ucrânia foi espetacular, e a cidade de Kiev surpreendeu demais, e com certeza se tornou um destino a ser planejado melhor para retorno, pois tivemos apenas 3 dias lá, sendo 1 dedicado a Chernobyl. Como não é um destino comum decidimos escrever a respeito aqui, e fiquem a vontade para tirar dúvidas nos comentários. Slava Ukrayini!

                                   

        Estátua da Pátria Mãe                                 Mapa do Tour de Chernobyl



Banner Mobile 300x250

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é Advogado, Blogueiro, e Consultor de Viagens. Tem um volume de viagens em torno de 500 mil milhas por ano, e após ter viajado por mais de 50 países divulga no Blog Mestre das Milhas a arte e o potencial de maximizar os ganhos com os diferentes programas de Fidelidade. É conhecido internacionalmente como  Líder em assuntos estratégicos sobre programas de milhagem! Já figurou em diversas reportagens na mídia brasileira e americana. Entre em contato através do email [email protected]
  • Leonardo

    Muito legal. Quanto custou o passeio para Chernobyl? A comida local é boa?

    • O passeio pra Chernobyl custou o equivalente a 80 usd por pessoa. A comida local é muito boa.

  • Yuri Jorge

    Parabéns pela matéria! Um lugar que quase não ouvimos falar e que parece MT interessante! Conte nos mais sobre a hospedagem e segurança. O inglês é bem falado? Obrigado!

    • Com relação a segurança é tudo muito seguro, pois é bem policiado, e lá por ser um país pobre, a polícia dá muita importância aos turistas, pois estes são a maior fonte de renda do país atualmente. Com relação a hospedagem, existem vários tipos de hotéis, sendo o Hotel Nacional da Ucrânia uma das melhores experiências pois custa 30 euros a noite, e você se hospeda numa hotel da época do comunismo, opulento, e com café da manhã incluso, porém você também tem a opção de ficar em hotéis de luxo como Marriot, Hyatt, e Intercontinental, e nesse caso o valor da diária segue o padrão internacional.

  • Alexandra Godoy

    Muito interessante e oportuno! Tenho viagem marcada à Ucrânia no final de maio (vou a Kiev e Lviv) e é bem difícil encontrar na rede informações atualizadas. Recomenda algum programa ou mesmo restaurante imperdível (tour para Chernobyl já está devidamente marcado e reservado). Obrigada!

    • Sim, evite restaurantes tradicionais de franquias e redes. Opte por restaurantes locais.