[dropcap]O[/dropcap] Marketing em cima dos cartões AAdvantage estão pesadíssimos. Você consegue ver qualquer anúncio nos aeroportos espalhados pelo Brasil. E agora, a American está empenhada em divulgar os cartões santander no seu site, e contratou uma equipe para “assediar” pessoas em lugares públicos oferecendo a contratação do cartão.

Anúncios

Se você deseja um cartão da variante Black, nunca houve uma oportunidade tão fácil, bastando você ligar, que irá receber, mesmo com limite baixo, mas terá um cartão black e todas as vantagens que vem com ele. 

Anúncios

Mas por que esse cartão está sendo um fracasso, e o futuro desses cartões está a beira do abismo? A resposta é muito simples e se resume a uma palavra, deterioração. A American destruiu o seu programa, reduzindo o acúmulo, aumentando a quantidade de resgate, e ainda instituindo o gasto mínimo para estrangeiros, no que podemos dizer ser o tripé da maldade do cachorro do parque.

Em função disso, muitos já abandonaram o programa, e aqueles que ainda o possuem estão preparando o terreno para um bom resgate para só então apagar a luz do AAdvantage. O cartão é bom, mas só por 5 meses, por que? Porque irá conceder um bônus de 60 mil milhas por um gasto mínimo de 40 mil reais, totalizando no final aproximadamente 85 mil milhas. 

E depois? 

  • Anuidade de aproximadamente 1.000 Reais;
  • Sem acesso às salas vips da AA;
  • Sem benefícios de viagem com a AA;
  • Apenas 4 passes gratuitos para utilizar em salas priority pass, que não estão presente nas malhas mais comuns da AA; e
  • Sem benefícios reais no programa de fidelidade da AA.

Com isso se torna difícil permanecer com um cartão desse tipo, e dependendo da atitude do Santander de manter a anuidade no segundo ano do cartão pode selar o péssimo contrato deles com a AA. Ambos perderão, um porque terá um cartão que irá sair pouco, e outro porque com pouca saída serão menos milhas vendidas ao banco, que é um excelente negócio diga-se de passagem.

Essa questão das milhas já está se tornando um problema nos EUA, já que o número de usuários dos cartões citi/AA caiu pela metade (50%), e ao invés de gerar 1 bilhão de dólares, irá gerar 500 milhões para a AA, uma perda de metade da receita. Por causa do Citi? NÃO! Por causa do Cartão? NÃO. A American é a única responsável pela própria curva negativa de sua receita. 

Agora imagine você, o quanto o Banco Santander não gastou com marketing, milhas, e pessoal. Será que foi um acerto do Banco? Obviamente o banco dificilmente perde, mas nesse caso, é muito dinheiro indo por água abaixo (marketing, pessoal, milhas). A pergunta que fica é: Você continuará com o seu cartão AAdvantage sem bônus, e com anuidade? Se sim, o Banco Santander agradece, senão eles se meteram numa grande furada.