[dropcap]E[/dropcap]sse é o título de uma reportagem do UOL Economia que na verdade parece “causar” para arrebanhar leitores desconhecidos, e sugerir de forma subliminar a compra imediata de uma passagem aérea, como se fosse num impluso, e a pedidos vamos refutar alguns desses supostos erros elencados pela jornalista que elaborou esse guia. Por favor, não entendam mal, o objetivo desse artigo é mostrar como esse “erro” na verdade pode ser um acerto.

Anúncios

1 – Deixar a compra para a última hora: 

Anúncios

Realmente, como o preço é flutuante, a tendência é que o avião esteja mais cheio de última hora, e com isso a passagem mais cara, porém isso não é uma regra, e o contrário pode ocorrer, e vem ocorrendo com muita frequencia, principalmente nas vendas internacionais.

Como se sabe a American foi multada 3 semanas atrás pelo departamento de transporte dos EUA, porque foi identificado que a cia aérea estava fazendo reservas fantasmas para subir o valor das passagens, que próximo a data da decolagem, os fantasmas desapareciam, e os valores despencavam. Vejam exemplos abaixo:

 

Percebam que se você comprar uma passagem amanhã dia 7 de Julho do RJ para SP o valor mais baixo está na faixa de 200 Reais, já se você for comprar para 30 de maio de 2018, o valor mais baixo está 315 Reais, ou seja, nem sempre é bom comprar antecipado, e muita das vezes passagens em cima da hora tem sido mais em conta, caso você compre antecipado.

Ainda, quem compra antecipado corre o risco da incerteza, e caso tenha comprado uma passagem barata pode acabar gastando mais dinheiro caso venham a surgir infortúnios como remarcação de voo, e cancelamentos.

2 – Acreditar que encontrará promoção dias antes da Viagem:

A blogosfera brasileira é prova viva disso, principalmente para quem tem paciência, pois não só é possível ocorrer promoções dias antes da viagem, como bugs também. O Blog se orgulha de ter ajudado leitores a viajarem em 2 grandes bugs divulgados aqui em primeira mão, o da American, e o da Delta. 

3 – Não considerar o dia e horário da viagem:

Aqui ficou meio confuso, pois ficou meio que incompreensível o que a autora quis dizer. Obviamente, a maioria das pessoas considera o dia e horário da viagem, porém nem todos tem a flexibilidade para fazê-lo. Não tem muito o que comentar sobre isso.

4 – Esquecer de pesquisar o calendário local:

Também ficou meio estranho isso, já que se a pessoa viaja a negócios tal dica não se aplicaria, e se viaja a passeio, independente do calendário local do destino é passeio, e logo, uma coisa não influencia na outra. Daí pode surgir o questionamento de que num feriado por exemplo tudo pode ficar mais caro, e isso é uma falácia, e grande exemplo disso é a Black Friday que segue o maior feriado dos EUA, o Thanksgiving, onde é muito barato achar passagens de avião, e hotéis, pois todos estão em casa com suas famílias, e diga-se de passagem um excelente período para viajar. Então não podemos levar em consideração o calendário local, e sim o seu planejamento de viagem.

5 – Pesquisar um aeroporto só:

Aqui é preciso concordar com a autora, pois isso realmente é um erro. Quando você estiver vendo passagem para Miami pode verificar Tampa, Fort Lauderdalde, Key West, e Orlando, pois o aluguel de carro ou transporte terrestre até o seu destino final pode ser muito mais vantajoso do que voar diretamente para lá.

6 – Considerar apenas voos diretos:

Aqui, depende muito da situação do passageiro, obviamente para quem viaja só considerar voos diretos não é vantajoso, mas para quem viaja com pessoas idosas, crianças, ou demais que necessitem de ajuda ou um tratamento especial, a única opção é o voo direto.

Além disso, viajar com conexão pode destruir sua viagem também, caso você não tenha flexibilidade. É comum muitos leitores comprarem a tarifa para a Europa via EUA, e até recomendamos pois é muito mais barato, e dá mais milhas, porém esse pessoal deve estar preparado para imprevistos, até mesmo porque as empresas americanas tem uma taxa alta de voos atrasados e cancelados e muita das vezes você pode perder dias de suas férias ou até mesmo trabalho se não considerar voo diretos.

Então aqui, é meio a meio, depende da situação do passageiro, pois considerar apenas voos diretos pode ser um acerto e não um erro como diz a reportagem.

7 – Comprar a passagem só de ida:

Aqui também depende, pois você que não tem data para voltar, e compra ida e volta, pode ter um prejuízo enorme se decidir remarcar a passagem. Então, se você não tem certeza de sua data de volta, compre sim só a passagem de ida, até porque hoje com o comércio de milhas e pontos está muito fácil contornar esse “erro”, que realmente poderia ser considerado um erro na década passada, pois hoje, isso é um grande acerto.

8 – Esquecer de pesquisar aos finais de semana e madrugada:

Isso é uma mentira, todos sabem aqui que a maioria das promoções começam às 20h do dia, e não de madrugada. O que ocorre de madrugada geralmente é o surgimento de um bug, devido a reciclagem de tarifas das empresas aéreas que ocorre por volta das 3 da manhã horário de brasília, mas isso é dispensável se você acompanha blogs como o Mestre das Milhas, que divulgou o Bug da AA em primeira mão às 8 da manhã do dia 29 de Agosto de 2015, e o da Delta às 5h40 da manhã do dia 22 de Abril deste ano. Então você pode sim esquecer a vontade, mas não pode esquecer de seguir o Mestre da Milhas, esse é o verdadeiro erro, rs.

9 – Não acompanhar variações de preço:

Isso é irrelevante, de que adianta acompanhar variações de preço se a própria cia aérea dificulta a troca da passagem aérea. Os valores de multa hoje são tão altos, que é melhor pagar o preço original do que pedir uma remarcação, que para valer a pena atualmente é necessário que chegue a ser uma diferença de pelo menos 1.000 Reais no mínimo.

10 – Acreditar que vai encontrar o mesmo preço horas depois:

Outro ponto de concordância, o valor é flutuante, e por isso que sempre é bom fazer reservas, mas também é uma faca de dois gumes, pois o preço pode ser melhor horas depois, como por exemplo promoções, bugs, milhas, etc. Então não chega a ser basicamente um erro, mas uma caução.

Então é isso. Mas por que o Blog fez isso? Porque atualmente a mídia tem dado um viés em favor das cias aéreas, e se você perceber a mensagem subliminar que o texto do UOL passa é para você comprar logo a passagem, e não esperar, simples assim, basta constatar os itens 1,2,7,8 e 10. Todos esses itens tem em comum uma sugestão “oculta” de garantir logo a passagem, ora não deixe pra última hora, não espere por promoção, não acredite que irá encontrar o mesmo preço horas depois sugerindo compra imediata.

Esse texto foi feito a pedidos de alguns emails que recebemos dos leitores George Linhares, Bruno Lourenço, Tatiana Lima, e Letícia Soares. Estabelecemos um contra-ponto a um artigo com viés comercial de impor a você uma sugestão, subliminar, de adquirir logo uma passagem aérea como fosse um impulso. O que achou? Foi muita elucubração? Concorda ou Discorda? Deixe sua opinião nos comentários.