COMPARTILHAR VIA

Recebemos várias mensagens de leitores que têm entrado em contato com o Santander e tentado negociar a anuidade dos cartões AAdvantage. O mesmo se mostra inflexível e em nada considera qualquer tipo de redução. 

Ontem entramos em contato com o Santander para entender o que está acontecendo. Falamos com dois supervisores e ambos disseram a mesma coisa. O contrato do Banco Santander com a American Airlines inviabiliza qualquer tipo de desconto na anuidade, que é repassada integralmente para a empresa americana.

De posse dessa informação finalmente  conseguimos entender porque o cartão não tem benefício nenhum, pois o contrato entre as empresas aparentemente parece estabelecer nada mais nada menos do que um contrato mútuo exclusivo de comércio de milhas com autorização de uso de marca, apenas isso.

Qualquer benefício adicional deve ser em função da emissora e bandeira, que no caso seriam a Mastercard e Santander. Tendo em vista que atualmente é possível emitir passagens da American com pontos multiplus diretamente no site, é muito mais econômico possuir um cartão do tipo Unique Black ou até mesmo Platinum, os quais não cobram anuidade e participam das promoções de pontos turbinados do Santander, e transferir com bônus para a Multiplus. Vejamos um exemplo abaixo.

Caso você tenha o cartão Platinum do Santander receberá 1.5 pontos por dólar, que em período promocional te dá 4,5 pontos por dólar. Considerando a promoção média da multiplus em 60% de bônus, você consegue até 7,2 pontos por dólar num cartão de fácil acesso ao público e sem anuidade. Uma passagem da AA com a Latam em executiva custa 75 mil pontos enquanto que naquela custa 57.500 pontos e aí vem a matemática:

75.000 / 7,2 = 10.416,67 dólares = 40 mil reais aproximadamente (Cartão Platinum)

57.500 / 3,8 = 15.131,58 dólares = 60 mil reais aproximadamente (Cartão AA Platinum)

Então é possível entender que mesmo em período promocional é mais barato ter um cartão regular do Santander e enviar os pontos para o Multiplus do que possuir o cartão Platinum da AA. Vale a pena frisar que para os cálculos acima foi utilizado o cartão AA PLATINUM e não O BLACK! Caso tivesse sido utilizado o Black teríamos:

57.500 / 5 = 11.500 dólares = 44.850 reais aproximadamente (Cartão Black)

Mesmo assim, perceba que um cartão Platinum tem um custo de emissão muito menor do que o próprio Black. Caso seja em classe econômica essa diferença aumenta, uma vez que a Multiplus cobra 35 mil pontos e a AA cobra 30 mil.

Então para quem deseja viajar para os EUA pode estar jogando dinheiro fora ao ficar com o cartão Santander AAdvantage, até porque o cartão não tem benefício diferenciado nenhum, e qualquer outro de mesma bandeira oferece as mesmas coisas. Mas e as salas vip? São apenas 4 acessos via Lounge Key que realmente não justifica quase 1 mil reais de anuidade.

Com isso é incompreensível a posição da empresa não permitir a negociação da anuidade, principalmente para quem tem gastos altos no cartão. Só de conhecidos e leitores contabilizamos ao menos 48 cancelamentos desse cartão nesse mês e ficamos chocados de como a empresa prefere cancelar o contrato de um cartão fraco ao negociar a anuidade do produto. Realmente não dá pra entender.

Escrevemos esse artigo pois foram muitas solicitações, e o pessoal também queria um espaço para comparar as diferentes reações do atendente no call center, uma vez que alguns reportaram que conseguiram desconto de 1 parcela de anuidade apenas. Então deixe nos comentários como foi sua experiência caso você tenha tentando negociar sua anuidade. 

 

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.