COMPARTILHAR VIA

O Smiles iniciou há pouco mais de 2h uma excelente promoção de reservas de hotéis concedendo 5x mais milhas no ato da reserva, porém antes de divulgar tal promoção nos deparamos com uma “pegadinha”.

Essa é a primeira promoção desse tipo que tem a seguinte cláusula nas suas regras:

3. As Milhas Base e as Milhas Bônus a serem recebidas são garantidas para as reservas utilizadas pelos hóspedes. O não comparecimento ao hotel pode resultar no cancelamento das milhas

Pois bem, então fomos caçar a resposta já que nas promoções anteriores bastava o pagamento para receber as milhas e continuar com as mesmas, já que independente do no show você conquistava as milhas.

De acordo com essa cláusula quem der no show terá as milhas estornadas de sua conta e ainda perderá o dinheiro da reserva por ser não-reembolsável, ou seja, como minha amiga Moscha Iss costuma dizer “O Smiles vai transformar suas milhas em pó e ficar com seu dinheiro”.

Tal informação foi confirmada oficialmente pelo Smiles no atendimento e após consultar a opinião de 2 colegas advogados realmente não se trata de cláusula abusiva, mas sim uma forma de proteger a promoção de participantes que abusam da mesma.

Bom, tudo isso é legal e o Smiles está apenas usando o aparato legal dele, mas o que criticamos é a forma de como o programa age. Um de nossos leitores mais inteligentes, o Henry, critica o Smiles não pelas dificuldades do programa, o que até gera alguns debates acalorados, mas pela forma de como a empresa atua com o consumidor. 

Ora, nas últimas três promoções você podia pagar o hotel, nem comparecer e ficar com as milhas, e justamente nessa, a que foi anunciada com a maior antecedência possível tem essa cláusula restritiva que se a pessoa bobear e for na euforia perderá o dinheiro e as milhas.

É essa leitura da realidade que o Henry faz de forma brilhante e acaba incomodando outras pessoas que consideram o Smiles o melhor programa do Brasil. Não é pela dificuldade de emissão, e sim pela criação de dificuldades que o programa causa de forma proposital logo após uma promoção de bônus ou cupom de desconto. Não é pela oferta de milhas, mas pela cláusula escondida que pode fazer você perder seu dinheiro e suas milhas porque não teve o cuidado de ler o regulamento.

Já recebemos algumas críticas alegando que somos tendenciosos contra o Smiles, o que não é verdade. Nós usamos desse espaço para divulgar quaisquer promoções que julguemos interessantes para os leitores sempre resguardando os mesmos com segurança para que eles maximizem o uso de suas milhas, e é nosso dever alertar para esse tipo de conduta. 

O Smiles tem o melhor site do Brasil em termos de programas de fidelidade, mas não mostra a disponibilidade mês a mês e sim dia a dia e é inegável que isso serve pra dificultar a emissão de bilhetes. O Smiles faz excelentes promoções de milhas bônus, mas de uma hora para outro somem as disponibilidades e ficam somente aquelas estratosféricas. E agora o programa oferece uma super promoção de hotéis nos moldes já realizados, mas com uma pegadinha.

Então é isso que o Henry sempre bate na mesma tecla e por diversas vezes é mal interpretado. Não é pelo programa Smiles em si, mas na forma de como a empresa vem conduzindo suas ações com o público que denotam um aproveitamento da sua base de clientes. Por isso que quando a empresa abriu capital nós alertamos que o lucro do Smiles é o seu prejuízo, pois a única forma da empresa lucrar é cortando benefícios, expirando milhas e inflacionando resgates.

Mas como tudo na vida ainda existem oportunidades no Smiles, e caso você vá de fato se hospedar e puder tirar proveito dessa promoção, então nesse caso vale muito a pena. Mas atente para o fato de você não poder alterar a reservar e a mesma ser não-reembolsável para evitar o prejuízo extremo de perder o dinheiro e as milhas. Para maiores informações você pode ir direto no site oficial da promoção clicando aqui

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.