O programa de fidelidade da Rede Hilton anunciou algumas mudanças essa semana. Primeiramente o programa está de cara e nome novo trazendo mais benefícios para o usuário. Designs a parte, após extensivo estudo conclui que o programa ficou muito melhor do que era, apesar de algumas avaliações negativas, principalmente por blogueiros americanos, mas talvez esses estejam mal acostumados.
Pois bem, a grande primeira mudança foi autorizar o uso de pontos mais dinheiro para quitar uma estadia, coisa que antes era proibido. Agora, uma super novidade não só no programa, mas no meio de fidelidade em geral é o chamado “Pooling Points”, onde você poderá juntar pontos de até 10 contas diferentes para pagar sua estadia. Isso foi uma grande inovação, e poderia ser inserida nos programas de milhagem aérea, onde você pudesse juntar os pontos da família numa só conta para emitir passagens quando precisasse. Parece que o programa da British até faz isso, porém tem muitas restrições.
A partir de agora não haverão datas de bloqueio, as chamas “Black-out” dates, pois a noite prêmio passa a ser variável de acordo com a demanda do hotel, e aqui pedindo vênia aos demais especialistas, vou divergir e afirmar que isso é uma coisa boa, principalmente para brasileiros que tem data certa para viajar, uma vez que isso permite o planejamento antecipado, e por ventura aqueles que deixarem para cima da hora poderão se hospedar, mesmo que seja utilizando um valor alto de pontos, o que obviamente iria traduzir num valor alto de diária, já que a demanda é igual para milhas e preço. Pode parecer polêmico, mas se você analisar bem, ficará melhor dessa forma, até porque existe um limite o qual o valor não pode ultrapassar, que você encontra na página oficial da Rede Hilton.
Também houveram a introdução de mais dois benefícios, mas que para nosso público não considero muito importante, que é utilizar os pontos do programa para fazer compras na Amazon, o que parece se aproximar do Multiplus, e a reserva do Status Diamante, porque os requisitos para a reserva não são atrativos, e os benefícios do status diamante da Rede Hilton não são tão significativos a pontos de fazer você permanecer no mínimo 3 anos como Diamante para receber outro em troca.
Na minha visão são mudanças boas no geral, mas ainda considero o programa da rede fraco comparado ao IHG, Hyatt, e Marriot, os Top 3 na minha opinião. Agora, se você utiliza o Hilton Honors certamente a coisas melhorarão para você, e como disse acima o único ponto polêmico da mudança, pelo menos eu considero positivo, já que existe um limite de cobrança de pontos por noite. E para finalizar com uma curiosidade, no mundo o meio de hospedagem não se refere a diária de hotéis e sim “noites”, porque efetivamente você dorme lá, diferente do que costumamos usar no Brasil como diária, sendo esse termo utilizado no mundo quando você quer ficar somente durante o dia no hotel (Day Stay), e isso existe também. Você por um acaso participa desse programa? O que achou das mudanças? Leia abaixo na página oficial sobre o novo programa. Boa Viagem.
*Imagem retirada do site oficial da Rede Hilton.