Fui alertado por um leitor que pediu para permanecer anônimo de como a maioria das pessoas hoje está pensando em milhas ou pontos como moedas, e isso não pode ser levado como 100% verdade. Esse leitor me mostrou várias pessoas debatendo em um fórum online como se o negócio do século fosse comprar pontos para emitir passagens aéreas, mesmo que alguns cálculos evidenciassem que a pessoa iria ficar no prejuízo.
Sempre disse aqui que a melhor milha é a milha que você ganha independente do que faria, como por exemplo viagens e cartão de crédito. Essa milha na sua essência é gratuita. Agora vou dar um exemplo pessoal de como essa questão de utilizar milhas precisa ser olhada com cuidado. Estou no momento em Cingapura, e irei para o Camboja, e emiti uma passagem prêmio com 17.500 milhas do AAdvantage, pois a passagem na época que planejei a viagem estava custando cerca de 1.200 reais, então achei mais vantajoso utilizar as milhas. Mas vocês sabem que valores de cias aéreas e diárias de hotéis variam demais, então duas semanas antes da viagem eu dei uma entrada no site da cia aérea para conferir, e a mesma passagem aérea caiu para 600 Reais, e naquele instante liguei para a AA e cancelei o bilhete prêmio, e resolvi pagar a passagem, que ainda irá me conceder mais alguns trocados em milhas. 
Então é de extrema importância que você evite de dar valor a milhas e acreditar que aquele valor ficará fixo. Meu tio por exemplo emitiu uma passagem para NY na executiva com a LATAM por 140 mil milhas, e 2 dias antes do embarque saiu uma promoção de ida e volta por 5 mil reais, e então ele fez os cálculos e precificou 140 mil pontos LATAM em 4 mil reais com a taxa de embarque e decidiu manter a passagem, mas se esqueceu, que ao pagar ele ganharia mais pontos, salvaria esses, e ainda contaria para qualificação elite dele, e esse custo adicional seria muito mais vantajoso pagar os 5 mil reais do que queimar os 140 mil pontos.
A milha não tem um valor fixo, ou aquele que pode ser considerado vantajoso, mas sim um valor que vem de uma relação de acúmulo/resgate em comparação com o valor da passagem. Fazendo uma busca rápida percebi que tem gente pagando mais caro comprando pontos, do que comprar uma passagem aérea. E por que isso? Porque na hora da pesquisa o passageiro só busca uma ou duas empresas, e se esquece das outras alternativas, e conexões que existem. Então fica aqui esse alerta para você sempre pesquisar o valor das passagens, pois comprar milhas para emitir bilhetes, apesar de ser vantajoso em alguns casos, pode sair mais caro do que você imagina. Cuidado com isso, e faça uma Boa Viagem.