COMPARTILHAR VIA

Hoje, ao longo do dia, recebemos diversas mensagens para postar sobre a promoção da Iberia que te dá a possibilidade ganhar 90 mil avios gastando cerca de 350 Reais ou Zero.

Não gostaria de falar sobre essa promoção, pois é aquele tipo que tem tudo para dar errado, mas é nosso dever orientar o leitor com a informação mais correta possível e qual entendimento da Iberia para que ninguém saia no prejuízo.

De acordo com os termos e regras da promoção é bom você saber que esses 90 mil Avios só poderão ser utilizados até o dia 1º de Dezembro de 2018, todavia não será possível para o Executive Club da British.

Confirmamos de forma oficial com a Iberia via Twitter que a viagem poderá ser feita após dia 1º de Dezembro de 2018, mas a emissão do prêmio não poderá ser feita após essa data.

Transcrevemos abaixo os termos e condições da promoção:

Termos e Condições

Oferta de 9.000 Avios adicionais para cada bilhete comprado de 21 a 24 de junho de 2018 (no máximo 90.000 Avios promocionais por titular), no site iberia.com para voos operados pela Iberia, Iberia Express e Air Nostrum. Os Avios serão anotados, no prazo de 10 dias após realizar a compra, na conta de todos os clientes do Iberia Plus identificados como membros do programa Iberia Plus durante o processo de compra.

Caso seja permitido pela tarifa e o cliente solicitar o reembolso do bilhete, ou o reembolso seja justificado por outro motivo, os Avios promocionais serão retirados da sua conta. Os Avios extras promocionais que não forem resgatados antes do dia 1º de dezembro de 2018 serão retirados da conta do cliente. As condições de resgate estão sujeitas às condições gerais do programa Iberia Plus.

Por exemplo, se forem adquiridos, no site da Iberia.com, bilhetes para 3 pessoas para o trajeto de Sevilha – Madri, e no momento da compra 2 dessas pessoas se identificarem como titulares do Iberia Plus, serão anotados 9.000 Avios para cada uma delas no prazo de 10 dias a partir do dia da compra. Essas 2 pessoas deverão ter resgatado, no mínimo, 9.000 Avios antes do dia 1º de dezembro de 2018, caso contrário, serão descontados da conta delas.

Bom, da interpretação do texto percebe-se claramente que bilhetes não utilizados terão a pontuação promocional negativadas em suas contas. O colega Gil do God Save the points entrou em contato com a Iberia e recebeu a resposta oficial de que você não precisa voar para receber os pontos adicionais, desde que você compre a passagem.

Sinceramente, é opinião do Blog que a Iberia se enrolou nessa, e vamos explicar o porquê. Qualquer um pode comprar 10 bilhetes para serem utilizados no ano que vem e receber 90 mil avios promocionais em suas contas, assim como utilizar esses 90 mil avios antes de iniciar a viagem.

Mesmo que seu bilhete seja reembolsável e por ventura você tenha sua conta negativada, você pode simplesmente encerrar essa conta e abrir outra, e aqui que fica duvidoso o negócio.

Digamos que alguém compre 10 passagens reembolsáveis para os períodos entre 1 de 10 de maio de 2019. De acordo com as regras da promoção, essa mesma pessoa receberá 90 mil avios até 10 de Julho de 2018, e caso ela utilize essa pontuação seja para emitir qualquer passagem antes do 1º de maio de 2019, mesmo que a Iberia venha a negativar a conta desse usuário, ele ou ela terão ganhos 90 mil avios de graça.

Então aqui existem 2 possibilidades:

1 – Compra de 10 bilhetes Reembolsáveis, uso do prêmio até data de início da primeira passagem, e posterior eliminação da conta, que terá custo ZERO.

2 – Compra de 10 bilhetes não reembolsáveis, uso do prêmio, com custo aproximado de R$ 345,80, caso você utilize o exemplo de passagem de MADRID para SEVILHA que custa o trecho 126,94. Porém mesmo não sendo reembolsável o bilhete você tem direito ao reembolso das taxas aeroportuárias o que faz com que seu custo caia vertiginosamente para o valor especificado acima. 

No 1º caso a conta será negativada de acordo com os termos e condições do regulamento, porém mesmo assim você ainda poderá utilizar os seus pontos caso o faça antes da data da primeira viagem.

No 2º caso de acordo com nosso colega do Boarding Area que diz ter recebido comunicação oficial da Iberia você teria somente o gasto de 345,80 Reais caso comprasse 10 bilhetes de Madrid a Sevilha entre 1 e 10 de maio de 2019 e prosseguisse com o no show.

A questão toda é que acreditamos que a Iberia não se tenha dado conta das proporções que isso pode tomar, pois com 85 mil pontos é possível fazer uma viagem do Brasil para a Europa em classe executiva no período saver.

Então existe o risco. Quem optar pela primeira opção poderá solicitar o reembolso porém não terá mais acesso a sua conta Iberia no futuro, uma vez que a mesma será negativada, todavia nada impede a pessoa de criar uma segunda conta.

Já quem optar pela segunda opção terá o prejuízo máximo, se houver, de 345,80 Reais, já que de acordo com as leis europeias, mesmo que o bilhete não seja reembolsável, as taxas de embarque devem ser devolvidas.

A partir de agora a escolha é de cada um, mas eu adianto que ficarei de fora dessa promoção, pois mesmo que a cia aérea permita tudo isso é algo que não me sinto confortável em fazer.  Mas é preciso dizer também que não existe nada de errado em fazer isso, até mesmo porque de acordo com o nosso colega do B.A. a promoção foi ratificada pela empresa.

Você pode acessar a página oficial da empresa clicando aqui. Lembre-se que é necessário estar logado na sua conta do Iberia Plus no momento da compra e a mesma deve ser realizada até o dia 24 de Junho de 2018. Deixe nos comentários o que você acha a respeito. Vai arriscar ou vai se abster?

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é apaixonado por viagens, e utiliza dos programas de fidelidade para levar sua família ao máximo de lugares possível. Criou o Blog Mestre das Milhas ao notar a falta de informações sobre pontos e milhas no Brasil, com a intenção de auxiliar a todos para que possam realizar cada vez mais viagens, e sempre ao lado de seus entes queridos.