COMPARTILHAR VIA

Ontem foi o lançamento do Novo Clube Multiplus, e após anunciarmos aqui em primeira mão recebemos comentários a favor e contra o novo clube, e em nossa opinião o Novo Clube Multiplus passou a ser o melhor do Brasil, e vamos explicar o porquê disso agora.

Primeiramente é importante levar em consideração que os clubes de pontos podem servir a vários propósitos, não somente àqueles que querem ter um retorno máximo. É necessário considerar todo o tipo de público que pode tirar proveito desse novo Clube.

1 – Vamos primeiro analisar, como era e como ficou o novo Clube 1.000:

A mensalidade do clube não sofreu alteração nessa modalidade, porém no que antes você recebia um total de 15 mil milhas por ano, você passou a receber 12 mil milhas por ano, o que representa uma perda de 20% no número de pontos.

Essa perda, sem dúvidas, é um aspecto negativo, que porém pode ser “compensado” pelos benefícios introduzidos: 10% de bônus fixo para transferências de bancos e demais parceiros. Esse bônus fixo inclui Km de Vantagem, Compras no portal Comprei e Pontuei, transferências da Vivo, Easy Taxi, e demais outros parceiros.

Dificilmente alguém que tenha uma consolidação nesse plano do Multiplus não conseguirá via esse novo benefício receber 3 mil pontos a mais. Numa única transferência de 4 mil Km de Vantagens, você já irá receber 2 mil pontos a mais.

Agora é preciso se perguntar por que você é assinante desse clube? Se a resposta for somente para angariar milhas do clube, sem nenhuma outra interação do Multiplus, nesse caso específico o clube novo piorou mesmo, e seria melhor nesse caso, manter o clube antigo. No entanto se você fizer 2 ou mais transferências do KM de Vantagem o novo Clube já passa a ser mais valioso que o antigo.

2 – Novo Clube 5.000:

A mensalidade do novo clube aumentou, e ficou em R$ 179,90, onde antes era R$ 162,90, assim como houve uma perda de 15 mil pontos tomando como referência uma assinatura anual, ou seja, o Novo Clube gerou uma perda de 20% nos pontos e um aumento de 10% no valor. Será que ficou pior? Vamos ver as considerações abaixo.

  • As milhas não mais expiram;
  • Isenção de 1 peça de bagagem despachada; 
  • Bônus fixo de 15%; e
  • Categoria GOLD no Latam Fidelidade

Aqui também é necessário se fazer a mesma pergunta, para que eu tenho o Clube Multiplus? Se a intenção for somente acumular pontos, então o melhor é permanecer com o Clube Antigo. No entanto se você já faz ao menos duas transferências de Km de Vantagens, e viagens dentro do território nacionais que não te qualificam como GOLD no LATAM fidelidade, o novo clube já passa a ser atraente, e perceba que se você viajar 10x no ano no território nacional é uma economia de 300 Reais de Bagagem, e você já superou a diferença a diferença anual do clube antigo para o clube novo de 204 Reais. Mais uma vez depende do seu perfil, intenção, e necessidade.

3 – Novo Clube 10.000:

Essa modalidade não existia, e surgiu com uma mensalidade de 369,90 Reais, promovendo um acúmulo de 120 mil pontos no ano, o que representa quase 37 Reais o milheiro, um valor “ruim” para acúmulo de pontos para um cliente de clube, mas o mais importante nessa modalidade são os benefícios:

  • As milhas não mais expiram;
  • Isenção de 1 peça de bagagem despachada;
  • Bônus fixo de 30%; e
  • Categoria GOLD no Latam Fidelidade

Perceba que o bônus fixo de 30% é muito generoso, e vale para quase tudo, com poucas exceções, e aqui vale um adendo, pois o primeiro regulamento saiu com alguns itens incorretos, e a Multiplus já oficializou que todos os cartões, sem exceção, receberão os bônus extras, lembrando que para transferência de pontos de cartões você somente receberá os pontos extras do maior bônus.

Por que eu considero o Novo Clube Multiplus 10 mil o melhor do Brasil? Até então, o melhor clube era o Smiles, com diversas opções, promoções, e benefícios. Porém o novo clube multiplus trouxe benefícios interessantes como por exemplo a não expiração dos pontos, um bônus fixo de 30% que serve para todos os parceiros, e não somente para as transferências de cartões, e além disso ainda garante de pronto uma categoria elite no Latam Fidelidade, sem a necessidade de ficar acumulando pontos para se chegar até lá.

Vale destacar que o Smiles cobrar valores muito altos, e embora seja 18% mais barato, a disponibilidade para resgate é ruim, e são cobrados valores exorbitantes. Em conversa com o presidente da Multiplus, o mesmo afirmou que não é intenção da empresa aumentar valores para resgate ou dificultá-lo, mas pelo contrário, o objetivo da empresa é facilitar o resgate dos pontos dos clientes, tanto é que a Multiplus tem 100% de disponibilidade nos voos LATAM.

Além disso, existe um esforço para disponibilizar os resgates das parceiras pela internet, afim de evitar que o cliente ligue para o Call Center, e perca tempo em algo que pode ser feito em minutos, e mais parceiras poderão vir a ter seu resgate online com a constante atualização da plataforma.

4 – Por que eu assinei o Novo Clube 10.000?

Essa é uma resposta pessoal, e para o meu tipo de perfil, o novo clube 10 mil é muito vantajoso. Todos sabem aqui que minha cia aérea preferida de viagem é a American Airlines, por uma série de motivos já ditos no passado, e mesmo com a piora do seu programa de fidelidade, no meu caso específico, não existe outra melhor. 

A American faz parte da Oneworld Alliance, e acabou de estreitar laços com a LATAM e Multiplus, e num futuro próximo será possível resgatar bilhetes american com milhas multiplus pela internet, o que hoje só é possível via telefone.

Viajando de AA eu sempre pago meus bilhetes, e utilizo milhas para família, e com a piora do programa da AA o nosso “income” de milhas diminui bastante, uma vez que agora é baseado na tarifa, e não mais na distância. Com isso o Clube 10 mil servirá como um backup de pontos para emissão de passagens AA e ONEWORLD. 

Com o novo acordo entre LATAM, AA, e Multiplus ainda existe grandes possibilidade, como disponibilização de 100% de assentos para resgate, como acontece com LATAM e Multiplus hoje em dia, e isso é só o início.

Mas no final de tudo você vem e fala: Mas o custo do ponto está alto! E você tem toda razão, mas esse custo pode ser diminuído em função do uso dos diversos parceiros com o bônus fixo de 30%, perceba você que o Cartão Black Multiplus irá dar 3,25 pontos por dólar em pontuação regular 2,5 pontos por dólar do cartão mais 0,75 pontos por dólar do bônus fixo de 30%. Esse mesmo bônus vale para todos os parceiros, com as exceções do regulamentos que são poucas.

Questionamentos sobre o Novo Clube respondido pela Multiplus:

1 – Quais são as situações específicas em que o cliente não receberá o bônus de 30% fixo do Plano 10 mil? No caso havendo uma promoção de transferência de bônus ele receberá somente o maior bônus? Existem outras situações? Por favor relacione todas.

Essa é a grande novidade do Novo Clube Multiplus. Somos pioneiros em oferecer um acúmulo de pontos extras de até 30% e muitos parceiros participam deste benefício, como o KM de Vantagens, Comprei Pontuei, parceiros de varejo e etc. Hoje as exceções são: Latam Airlines e produtos Multiplus (compra de pontos, renovação e transferência de pontos entre contas). E quanto tiver campanhas de pontos extras para transferência de pontos do cartão de crédito valerá a promoção que for mais benéfica para o consumidor, mas não serão cumulativas.

2 – Alguém que estava com as milhas para expirar em 1 mês e adere aos planos 5 ou 10 mil, todas as milhas passam a não expirar mais? E no caso de a pessoa deixar de pagar, o que ocorre, volta a expiração normal, ou começa a contar 2 anos a partir do cancelamento do clube?

Os planos 5000 e 10000 oferecem pontos que não expiram nunca, válidos para os acúmulos realizados a partir da adesão a um destes clubes e durante o período que o participante ficar como assinantes. Ou seja, os pontos acumulados antes da adesão ao Clube continuam com a validade padrão. Após o cancelamento do Clube, os pontos passam a ter a validade padrão da Multiplus.

3 – O pessoal está com medo de que com isso será mais fácil acumular pontos poderá haver um deságio nos resgates. A Multiplus pretender aumentar os valores de pontos para resgate ou irá manter como está hoje?

A Multiplus é pioneira em oferecer pisos e tetos de resgates para passagens aéreas e o resgate mais competitivo do mercado em produtos. Os pontos extras do Novo Clube Multiplus foram incluídos no benefício de forma que não tenhamos ajustes em resgates.

4 – Conversei com o Roberto sobre a possibilidade de resgatar voos da AA no site da multiplus, que hoje não é possível. Existe um deadline para essa facilidade ser implementada ou alguma previsão?

Buscamos sempre oferecer a melhor experiência de resgate aos nossos participantes e hoje já temos companhias parceiras Latam Airlines pela oneworld em nosso site. No caso da American Airlines o resgate é feito hoje através do nosso call center. Temos muito interesse em oferecer este resgate em nosso site, porém ainda não há uma data definida.

5 –  Alguns cartões não aceitam o bônus fixo de acordo com o regulamento, por favor liste todos, pois na apresentação, o diretor apresentou o Itaucard Multiplus Platinum como participante do bônus e no regulamente está escrito que esse cartão não está elegível.

Não temos restrições em relação a nenhum cartão de crédito. O regulamento já está sendo ajustado para correção desse erro de informação.

CONCLUSÃO:

Você pode perceber que a questão de ser melhor ou pior no final das contas depende única e exclusivamente do seu perfil, podendo ser muito bom ou muito ruim para você, porém no caso geral acaba sendo melhor.

Antes de finalizar esse artigo, é preciso destacar que ontem foi dada uma informação incorreta que o bônus fixo valeria cumulativamente com bônus de transferência, e peço desculpas pelo equívoco. 

Também é preciso deixar claro que a intenção do Blog não é propagandear o produto, por mais que possa parecer, pois o Blog não recebe absolutamente nada por parte da Multiplus, sendo o nosso único objetivo trazer informações para ajudar na decisão dos leitores, e em seu benefício, tanto que a promoção de pontos em dobro no primeiro mês foi feita com a Multiplus sem contrapartida alguma, apenas para o benefício dos leitores.

A opinião aqui expressada é exclusiva do autor, sendo que obviamente existirão discordâncias, e por mais que este autor possa ser criticado por suas posições, sem nunca censurar qualquer comentário que seja, tudo aqui apresentado é com a única intenção de ajudar a todos a maximizarem seus pontos para que possam realizar seus planos de viagem.

No mais agradecemos os comentários, pois o próprio presidente da Multiplus afirmou que a empresa utiliza o canal de comentários deste Blog como uma fonte de feedback para melhorar a sua oferta de produtos para os clientes. Então sempre comentem no Blog. E agora? Qual a sua opinião sobre o Novo Clube Multiplus após essa extensa análise?

COMPARTILHAR VIA
Eloy da Fonseca Neto é Advogado, Blogueiro, e Consultor de Viagens. Tem um volume de viagens em torno de 500 mil milhas por ano, e após ter viajado por mais de 50 países divulga no Blog Mestre das Milhas a arte e o potencial de maximizar os ganhos com os diferentes programas de Fidelidade. É conhecido internacionalmente como  Líder em assuntos estratégicos sobre programas de milhagem! Já figurou em diversas reportagens na mídia brasileira e americana. Entre em contato através do email [email protected]